O Windows XP tem mais de duas décadas e deixou de ser suportado pela Microsoft há uma década, mas ainda há dispositivos que encontra todos os dias que provavelmente ainda funcionam com alguma forma com ele.
Acredite! O Windows XP ainda está nestes dispositivos do dia-a-dia!
Máquinas multibanco
Em 2020, a maioria das caixas Multibanco ainda utilizava o Windows XP. Seria de esperar que, nos anos que se seguiram, este já não fosse o caso, mas pode apostar que ainda existem alguns ATMs a executar esta aposta da Microsoft. Claro que entretanto tivemos uma pandemia pelo meio, no entanto não justifica tudo. Seja como for isto, por vezes, pode ser uma coisa boa. No meio do turbilhão de problemas recentes que criou o crowdStrike houve uma empresa que se salvou por estar a utilizar o Windows 3.1!
Equipamento médico
Embora muitos equipamentos médicos de laboratório e de diagnóstico executem alguma variante do Linux, é provável que muitos aparelhos ainda estejam a executar o Windows XP. A maior parte deles não está provavelmente ligada em rede e limita-se a emitir documentos para um especialista analisar. No entanto, levanta algumas questões sobre a segurança dos dados pessoais, uma vez que alguém que tenha acesso direto a estes sistemas pode comprometê-los.
Tal como outras grandes burocracias, os hospitais demoram muito tempo a atualizar ou substituir equipamento. Os orçamentos são apertados e há sempre algum tipo de emergência.
Sistemas de pagamento em pontos de venda
Os sistemas de ponto de venda ou POS são utilizados para gerir as vendas numa empresa. É o software que corre no computador que o empregado da caixa utiliza para registar as suas compras. Este é outro tipo de dispositivo que provavelmente encontrará e que tem uma boa hipótese de ainda estar a executar o Windows XP.
É mais provável que seja o caso de uma pequena empresa, onde não há razão para atualizar e o custo de um novo sistema POS é um grande problema. Ainda assim não se surpreenda se alguns estabelecimentos maiores ainda estiverem presos a este sistema operativo mais antigo, uma vez que o custo e a complexidade de substituir algo que ainda funciona é difÃcil de justificar em muitos casos.
Sistemas de controlo industrial
Os sistemas de controlo industrial operam e monitorizam grandes sistemas, como centrais nucleares, linhas de produção automatizadas, instalações de purificação de água, etc. O Windows XP ainda pode ser usado em alguns desses grandes sistemas por alguns motivos. Por um lado, muitos destes sistemas não podem ficar offline durante muito tempo, uma vez que fornecem serviços ou bens crÃticos. Também pode haver uma enorme perda de rendimentos se ficarem offline para atualização. Especialmente tendo em conta a probabilidade de existirem bugs nos novos softwares e sistemas operativos. Pode também ser necessário substituir hardware perfeitamente funcional para que funcione com o novo software.
Os planos de atualização de grandes sistemas industriais podem levar anos a planear e executar e, se tudo estiver a funcionar bem, não há grande incentivo para o fazer. Muitos destes sistemas nem sequer estão ligados a redes externas.
Transportes públicos
Os transportes públicos são outro sistema enorme e enraizado que é difÃcil de atualizar ou parar. Em 2019, por exemplo, os quiosques funcionam em alguns casos com o Windows XP.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!