Numa altura em que o Windows 7 deixou de receber suporte oficial, e que o Windows 10 parece cada vez mais ser o derradeiro Sistema Operativo da Microsoft, nĂŁo serĂĄ que vale a pena olhar um pouco para o passado, e tentar perceber o porquĂȘ do Windows Vista ser considerado por quase todos os entusiastas como um sistema operativo horrĂvel?
Em suma, porque razĂŁo foi o Windows Vista odiado? Enquanto o Windows 7 foi um autĂȘntico sucesso?
Portanto, caso jĂĄ nĂŁo se lembre, o Windows Vista foi lançado no longĂnquo ano de 2007, numa altura em que os processadores dual core eram ainda uma raridade no mercado. E porque Ă© que Ă© importante referir esta parte dos processadores? Porque muito resumidamente, o Windows Vista chegou ao mercado antes do seu tempo!
Ou seja, se por acaso instalar o Windows Vista numa mĂĄquina moderna, irĂĄ muito provavelmente encontrar um sistema operativo rĂĄpido e competente… E inegavelmente muito similar ao Windows 7! Sabem porquĂȘ? Porque o ‘7’ nĂŁo Ă© assim tĂŁo diferente do vista.
Então, o que é que o Windows 7 tem de diferente em relação ao Vista? E porque razão é que o velhinho sistema operativo foi tão odiado pelos utilizadores?
Primeiramente, temos de andar uns longos anos para trĂĄs, para o desenvolvimento do Windows ‘Longhorn’, o projeto que veio dar origem ao Windows Vista! Que começou em 2001, o ano em que o Windows XP chegou oficialmente ao mercado.
Para ter a noção da ambição da Microsoft na altura, o Windows Longhorn deveria ter sido lançado em 2003, dois anos depois do inĂcio do seu desenvolvimento. Mas algumas apĂłs algumas dificuldades durante o desenvolvimento do software, a empresa ficou um bocadinho dividida nas funcionalidades que deveria lançar para o Windows XP e Windows Server. Algo que curiosamente atĂ© resultou num revolucionar na maneira como a gigante do software começou a desenvolver os seus projetos. O que claro estĂĄ, resultou num reset do desenvolvimento do ‘Vista’ em 2004.
Pois bem, depois de outros adiamentos e dificuldades, o Windows Vista chegou finalmente ao mercado em Janeiro de 2007
Dito isto, quando o SO chegou ao mercado originalmente, trazia consigo vårias funcionalidade e truques escondidos na manga. Incluindo o UI Aero, uma interface que precisava de algum poder gråfico para ser inicializada. Bem como vårias mudanças no motor do software, que na altura, fizeram com que o Sistema Operativo fosse classificado como demasiado pesado para as måquinas da época.
Sim… O Windows Vista era significativamente mais lento que o Windows XP na altura do seu lançamento!Â
Isto levou vårios utilizadores sedentos de teorias da conspiração, a afirmar que tudo isto era uma tåtica da Microsoft, para dar um empurrão ao mercado de PCs. Em suma, fazer com que os utilizadores atualizassem as suas måquinas para utilizar o novo software.
Assim, tendo tudo isto em conta, vĂĄrias fabricantes de computadores começaram a utilizar o famoso autocolante ‘Designed for Windows XP, Vista capable‘. O que nĂŁo devem saber, Ă© que esta certificação da Microsoft era para a versĂŁo mais leve do Vista, a ‘Home Basic’. Algo que curiosamente resultou num processo em tribunal. Mas vamos falar mais do software propriamente dito.
Pois bem, como o Windows Vista nĂŁo estava a ter a adoção esperada, muitos dos fabricantes decidiram nĂŁo criar novas drivers para os seus componentes ou perifĂ©ricos. O que claro estĂĄ, resultou numa autĂȘntica confusĂŁo no mercado!
Consegue imaginar ter um PC completamente utilizĂĄvel, e logo a seguir a instalar a Ășltima versĂŁo do Windows repara que ficou sem rato, impressora e placa Wi-Fi? Sim, foi exatamente isto que aconteceu em 2007.
Isto foi um dos maiores tiros no pĂ© da Microsoft de sempre. Ao fim ao cabo, os utilizadores e fabricantes estavam habituados a utilizar a mesma driver para tudo! Ă Windows? EntĂŁo vai funcionar, nĂŁo interessa a versĂŁo… Pois, com o Vista as coisas jĂĄ nĂŁo foram assim, graças Ă s muitas mudanças feitas debaixo do capĂŽ.
Entretanto, muitos dos problemas do Windows Vista foram resolvidos com o lançamento do Service Pack 1 em 2008… Mas aqui temos um segundo tiro no pĂ© da Microsoft… Ă que ao mesmo tempo em que sai o SP1 para o Vista, tambĂ©m saiu o Service Pack 3 para o Windows XP!
Isto fez com que vĂĄrios utilizadores ficassem extremamente confusos, entĂŁo… Mudar para o Vista? Ou continuar com o XP? Ambos receberam uma atualização gigantesca ao mesmo tempo!
Mais tarde, em 2009, a Microsoft lançou o ainda melhor Service Pack 2, que resolveu a maioria dos problemas do SO. Contudo, nesta altura estĂĄvamos a cerca de 5 meses do lançamento do Windows 7. O grande favorito do pĂșblico, apesar de ser muito similar ao Windows Vista. Muito resumidamente, o Windows 7 Ă© basicamente o irmĂŁo gĂ©meo do Vista, a diferença Ă© que o hardware era vastamente superior em 2009, em comparação ao ano de 2003! AlĂ©m disso, todas as correçÔes e melhorias feitas ao longo dos anos jĂĄ estavam ali implementadas. Por isso, os utilizadores jĂĄ nĂŁo sentiram os muitos constrangimentos do Vista nas suas mĂĄquinas mais modernas.
AlĂ©m disso, as fabricantes tambĂ©m tinham aprendido a lição com o ‘fail’ que foi o caso das drivers para o Windows Vista, e puseram logo as mĂŁos na massa em preparação para a nova versĂŁo. (AtĂ© porque jĂĄ nĂŁo foi necessĂĄrio mudar quase a totalidade do cĂłdigo, como foi obrigatĂłrio na passagem do XP para o Vista.)
ConclusĂŁo
O Windows Vista nĂŁo era um mau sistema operativo! Ă apenas um SO que chegou antes do seu tempo, com muitas coisas que eram necessĂĄrias trazer para o mercado, mas que infelizmente nem todos queriam ter de lidar com.
Serviu como uma fase de aprendizagem para toda a indĂșstria, o que claro estĂĄ, nos trouxe atĂ© aqui.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Ainda se lembra do Windows Vista? Partilhe connosco a sua opiniĂŁo nos comentĂĄrios em baixo.
Receba as notĂcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. Ă grĂĄtis!