Windows vai deixar de ser “de borla”. Está pronto?

Na realidade, o Windows não é gratuito, ou compra a licença à parte, ou a mesma já vem incluída no preço do computador que está a adquirir. Dito isto, é provável que não pague um novo Windows há alguns anos, porque a Microsoft tem sido “fofinha”, e tem oferecido todas as grandes atualizações. Por exemplo, se tinha um PC com Windows 10, a atualização foi gratuita para o Windows 11.

Porém, o mesmo pode não acontecer com o Windows 12, a próxima grande versão do Sistema Operativo da Microsoft, que deve chegar ao mercado já em 2024.

Windows vai deixar de ser “de borla”. Está pronto?

menu de definições rápidas do Windows 11, mudar para o Windows 11, atualização do Windows 11 ecrãs, reparar computador a reiniciar
Galati, Romania – June 19, 2022: Checking for Windows 11 updates on laptop screen close up view

Portanto, caso não saiba, é muito provável que o ciclo de vida do Windows 11 não seja superior a 3 anos. A Microsoft já tem uma nova versão na fornalha, onde deverá voltar a aumentar os requisitos técnicos, ao mesmo tempo que também implementa muitas mais funcionalidades IA (Inteligência Artificial).

Mas, a grande diferença para os consumidores nem está nas novidades técnicas, ou nas novas funcionalidades. Está mesmo no facto de a Microsoft estar a equacionar transformar o seu Sistema Operativo numa subscrição.

Quer o Windows 12? Vai ter de o pagar todos os meses, tal e qual como faz com a sua subscrição à Netflix ou Spotify.

Como é que sabemos isto? Bem, foram encontrados alguns indícios interessantes na versão mais recente de teste do Windows da Microsoft (Windows Canary), onde podemos ver referências a “Subscription Edition”, “Subscription Type”, e também “Subscription Status”.

De forma muito resumida, isto significa que o Windows vai deixar de ser uma compra única. Além disso, mesmo que a Microsoft “ofereça” a atualização, vai continuar agarrado a uma nova subscrição. Porém, é possível que exista uma versão gratuita, com o apoio de anúncios publicitários.

Será isto um tiro no pé? Parece-me que sim. Mas quem sabe…

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também