Se não faz isto no Windows não está totalmente seguro!

Por vezes quando pensamos em segurança não olhamos para o mais óbvio. Falo daquelas pequenas coisas que parecem inocentes mas que na realidade nos podem prejudicar e muito. É que podemos achar que temos trancas à porta e que a informação no nosso computador está segura e pode estar a passar-se exatamente o contrário. É que na realidade se não faz isto no Windows não está totalmente seguro!

Provavelmente nunca pensou muito sobre o que acontece com as informações que copiou para a área de transferência. Mas esses dados ficam lá até serem substituídos e são uma forma potencial de as aplicações recolherem informações sensíveis sobre si. E acredite que deitam mesmo a mão a essas informações.

Copiar e colar texto, imagens e outras informações parece inofensivo. De facto, é apenas uma daquelas partes de utilização de um computador, smartphone ou tablet em que não pensamos. No entanto, muitas das coisas que copiamos e colamos são bastante pessoais e podem incluir imagens privadas, mensagens para amigos e familiares e, normalmente, palavras-passe. Esta informação é, obviamente, valiosa para os anunciantes (e para os criminosos).

(análise) hp omen transcend 14: melhor portátil gaming de 2024

No Windows a área de transferência é na prática propriedade pública e está disponível para qualquer aplicação ou processo. Mesmo em plataformas que implementam medidas de proteção da área de transferência, colar acidentalmente algo sensível, ou esquecer quais as aplicações que têm acesso, pode levar a que estas absorvam alguma informação pessoal.

Limpar a área de transferência manualmente

Isto faz com que seja importante manter a área de transferência limpa, para que minutos, horas ou dias depois de ter copiado algo privado, não o exponha acidentalmente colando-o no local errado ou fazendo com que seja lido por outra aplicação sem que se aperceba.

A forma mais fácil de limpar a área de transferência para utilizadores não técnicos é copiar algo sem significado para substituir qualquer informação sensível que tenha na área de transferência depois de a utilizar.

Também pode desativar o Histórico da Área de Transferência no Windows.

Limpar a área de transferência com um script no Windows

Para limpar completamente a área de transferência no Windows 11 ou no Windows 10, execute o seguinte comando no prompt de comando:

cmd.exe /c “echo off | clip”

Entretanto também pode criar este comando para um novo script em lote e guardá-lo na sua área de trabalho, permitindo que apenas clique no script para limpar sua área de transferência. Entretanto também pode configurá-lo para ser executado periodicamente usando o Agendador de Tarefas, para que sua área de transferência seja limpa automaticamente.

Tenha em mente (especialmente se estiver a automatizar a limpeza da área de transferência) que, quando os dados da área de transferência desaparecem, desaparecem mesmo e não há absolutamente nenhuma forma de os recuperar.

Seja como for é algo que vale a pena fazer uma vez que vai contribuir para o objetivo de obter um Windows totalmente seguro.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também