Várias funcionalidades antigas do Windows, incluindo o WordPad, foram marcadas para serem descontinuadas em 2023. A Microsoft não indicou claramente a data de remoção no seu anúncio original. Mas agora, o documento oficial de suporte foi atualizado para especificar quais versões do Windows chegam sem o WordPad.
Estas são as versões do Windows que ficam sem o Wordpad!
De acordo com o documento de suporte atualizado, a Microsoft enviará o Windows 11 24H2 e o Windows Server 2025 sem o WordPad. “O WordPad será removido de todas as edições do Windows a partir do Windows 11, versão 24H2 e Windows Server 2025”, observou a Microsoft na sua documentação, que foi atualizada no início deste mês.
Claro que existem algumas soluções alternativas para continuar a utilizar o WordPad no seu PC Windows. Atualmente, o Windows 11 23H2 ainda tem o WordPad, assim como o 22H2. As edições de consumidor do Windows 23H2 continuam com suporte até novembro de 2025, enquanto o suporte do 22H2 terminará a 10 de outubro de 2024.
Pode continuar a utilizar o Windows 11 23H2 durante mais 20 meses com o WordPad. A outra solução alternativa é copiar os ficheiros wordpad.exe e wordpadfilter.dll da pasta Acessórios no Windows 11 e guardá-los no seu disco:
C:\Program Files\Windows NT\Accessories
Desta forma, pode executar e utilizar o WordPad mesmo depois de a Microsoft o remover na próxima atualização de funcionalidades. Mas lembre-se de que o WordPad não está mais em desenvolvimento ativo, portanto, não espere nenhuma atualização da Microsoft se ficar com ele.
A remoção de um editor de texto nativo do Windows é suscetível de receber críticas dos utilizadores, mas quais são as alternativas?
A Microsoft menciona no documento de suporte que o utilizador continua a ter amplas opções para abrir e modificar documentos. Para ficheiros “.txt”, pode utilizar o Bloco de Notas e para ficheiros “.rtf” (Rich Text Format), pode utilizar o Microsoft Word.
As inúmeras melhorias introduzidas no Bloco de notas tornam-no uma opção apelativa para ficheiros de texto, mas o Microsoft Word não é gratuito. Pode utilizar a versão Web das aplicações do Microsoft Office, incluindo o Word, que requer uma conta Microsoft. Mas isso é muito diferente de utilizar uma aplicação nativa como o WordPad, que não necessita de qualquer ligação à Internet.
O WordPad e o Notepad já estão presentes após a instalação do Windows 11, o que facilita a abertura de ficheiros de documentos sem necessidade de outra aplicação.
Se utilizar o Windows 10, o WordPad continuará a fazer parte do sistema operativo até chegar ao fim do suporte em 14 de outubro de 2025.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!