O Ransomware é um problema que se tem vindo a tornar cada vez mais grave a cada dia que passa. É por esse motivo que os governos se estão a focar neste problema e na melhor forma de o combater. Apesar de todas as plataformas estarem em risco, há uma que sobressai e não é pouco. Falo em concreto do Windows que parece ter a capacidade de atrair ransomware. Isto porque como é o sistema operativo mais disseminado é aquele a quem os criminosos mais apontam.
Windows tem cada vez mais ataques de ransomware. Faça já isto!
Olhando para os ficheiros de ransomware que a VirusTotal analisou em Outubro de 2021, 95% de todos eles são para PCs Windows. Depois 2% vão atrás do sistema operativo Android.
Entretanto há outras estatísticas importantes ao nível dos países mais atacados por estas ameaças. Por exemplo, Israel teve um grande aumento de ataques.
Isto pode não ser uma grande surpresa para os utilizadores do sistema operativo da Microsoft que estão atentos a estas coisas.
Tudo porque as ameaças têm sido mesmo muitas. Por exemplo, recentemente tivemos o LockFile, que apontava sobretudo aos servidores Microsoft Exchange. Depois houve outra relacionada com as atividades de impressão.
Escusado será dizer que estas ameaças não vão desaparecer em breve. No entanto é possível estar mais protegido, tanto no Windows 10 como no Windows 11.
Primeiro vamos olhar para para a proteção contra ransomware do Windows 10
Assim na barra de pesquisa escreva ransomware como mostra a imagem abaixo. Clique por cima da opção Proteção contra ransomware do lado esquerdo do menu do Windows 10 e do lado direito clique em abrir.
Isto leva-nos a próxima janela. Para ficar protegido agora mesmo só tem de dar um clique no botão que está abaixo de Acesso controlado a pastas. Quando ligar esta opção vai ganhar logo muito mais proteção conta esta ameaça.
Muitas pessoas não conhecem esta opção, nem sequer estão protegidas. Tudo porque ela vem desativada por defeito. Assim, de uma forma totalmente grátis, podemos ficar protegidos de imediato!
Ter esta opção ativada é algo quase crítico. Sobretudo para quem não tem outro antivírus instalado no computador, para além do Windows Defender, que é o sistema nativo da Microsoft.
Claro que apesar de tudo isto, é boa ideia ter também um backup de todo o sistema. Isto porque não há mecanismos infalíveis e mesmo com esta forma de proteção alguma ameaça mais perigosa pode entrar.
Ativar no novo sistema operativo da Microsoft
No Windows 11 o processo é praticamente o mesmo. Dito isto, vá ao menu Iniciar e na pesquisa escreva ransomware. Agora do lado direito, depois de ter surgido a opção Ransomware Protection escolha Open.
Agora e onde diz Controlled folder access ative a opção.
Como vê é bastante simples e vale a pena.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!