Usar versão pirata do Windows e Office já dá pena de prisão!

É uma coisa que normalmente não seria de esperar, mas parece que a guerra contra a pirataria se está a intensificar e a conhecer novos contornos! Dito isto, uma mulher foi condenada à prisão por piratear o Windows e o Office. De acordo com as informações reveladas, ela mantinha duas das oito máquinas no seu estabelecimento com cópias piratas do software Microsoft.

Usar versão pirata do Windows e Office já dá pena de prisão!

Este crime foi descoberto pela primeira vez em 2017. Até ao momento, não existem informações sobre a forma como as autoridades tomaram conhecimento da prática ilegal. Desde então, a mulher recorreu duas vezes da decisão do tribunal, mas agora não conseguiu escapar. Como resultado, o Supremo Tribunal espanhol condenou esta mulher a seis anos de prisão. Além disso, terá de pagar uma multa de 3.600 euros. Este valor, no entanto, ainda não inclui os montantes que terá de pagar à Microsoft. Corresponde aos preços das licenças do Windows e do Office.

office, Windows prisão

Esta é a primeira vez que tal sentença é proferida no país. Agora, a condenação pode abrir precedentes para futuros casos do género. Até agora, processos deste tipo só envolveram casos de partilha de ficheiros ilegais. Distribuição de filmes, por exemplo. Para chegar a esta decisão sem precedentes, o Supremo Tribunal de Espanha baseou-se na reforma do código penal do país. Data de 2015. Assim considera ilegal a exploração comercial de produtos e serviços sem licença. Portanto, se vive em Espanha e tem algum tipo de negócio com software ilegal Windows ou Microsoft, esteja ciente das consequências.

Quando se pensa na instalação de um simples sistema operativo e utilização de forma ilegal, ninguém pensa em prisão. No entanto ficou provado que isto é possível. Assim tenha muito cuidado com o que instala no seu PC. É que as coisas às vezes correm mal e é sempre bom evitar-se surpresas.

Fonte

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também