É uma questão algo recorrente. Compramos um disco novo e o Microsoft Windows não o reconhece. Isto tanto no Windows 10 como no 11. Nestes casos, apesar de ele estar corretamente ligado ao computador não vamos poder fazer nada com ele. Para acabar com esta dor de cabeça vamos dizer-lhe como lidar com a questão.
Windows não reconhece o novo disco? Veja como resolver!
Antes de começarmos com as possíveis correções, devemos certificar-nos de que o disco está corretamente ligado e a ser detectado pela BIOS. Para abrir a BIOS no computador, normalmente tem de premir a tecla de função correta quando o PC está a arrancar. A tecla específica pode variar entre diferentes fabricantes. Uns são com o F2, outros com o F8 ou F10. Varia muito. No entanto quando ligamos o PC normalmente surge lá essa informação.
Assim que conseguirmos entrar na Bios devemos verificar se o disco está a ser reconhecido ou não na secção de arranque ou armazenamento. É que enquanto não for não há nada a fazer.
Configurar as definições do disco na Bios
Se por algum motivo o disco não surge na Bios há algumas coisas que pode fazer. No entanto, isto varia de fabricante para fabricante.
O objetivo é ir às definições de armazenamento, Serial ATA, Configuração SATA e escolher o modo de compatibilidade IDE. Depois é gravar as definições e reiniciar o PC.
Deste modo é provável que tudo fique a funcionar.
Verifique se o disco está inicializado
Assim que tiver um novo disco, tem de inicializá-lo para o utilizar dentro do Windows. É que caso contrário não aparece no Explorador de Ficheiros ou no utilitário de Gestão de Discos. Entretanto na pesquisa do Windows pode escrever Inicializar disco e do lado direito dar um clique em Abrir.
Atualize os controladores
Entretanto também pode ser boa ideia atualizar-se os drivers dos controladores. Para isso só temos de ir aos gestor de dispositivos e carregar no controlador de espaço de armazenamento. Depois no separador Controlador escolha a opção Atualizar Controlador.
E pronto deste modo é possível que o disco passe a ser reconhecido.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!