Imagine que está a trabalhar tranquilamente no seu PC Windows 10, e do nada, aparece algo completamente novo e desconhecido no seu ecrã e barra de tarefas, abrindo um site sem qualquer aviso prévio. Estamos a falar de um vírus? Não! Estamos a falar do Microsoft Edge baseado no mesmo motor do Google Chrome (Chromium), que apesar de ser um browser muito interessante no campo da performance e segurança do utilizador, a forma como é atualizado e instalado no Sistema Operativo da Microsoft não faz qualquer tipo de sentido em 2020.
Ao fim ao cabo, parece que a Microsoft está a usar a mesma estratégia dos tantos vírus que existem no mercado, para conseguir convencer os utilizadores a trocar o Chrome pelo seu novo Edge.
Atualizações do Edge no Windows 10 não fazem sentido!
A Windows 10 update forces a full screen @MicrosoftEdge window, which cannot be closed from the taskbar, or CTRL W, or even ALT F4. You must press "get started," then the X, and even then it pops up a welcome screen. And pins itself to the taskbar. pic.twitter.com/mEhEbqpIc7
— Taran Van Hemert (@TaranVH) July 2, 2020
Portanto, o Microsoft Edge tem agora a capacidade de se abrir sozinho, tentando convencê-lo a abandonar o Google Chrome, conseguindo até ficar ‘pinned’ na sua barra de tarefas sem qualquer aviso prévio.
Ou seja, muito resumidamente, como o Edge é atualizado via Windows Update, no fim da instalação do último pacote de atualização com o Edge mais recente, irá receber uma janela em fullscreen a falar acerca do browser, sem qualquer possibilidade de fechar a janela! Afinal de contas, é obrigado a carregar no ‘Get Started’ e depois é que irá receber a opção para fechar a janela.
Além de tudo isto, já não é possível desinstalar o Edge do Windows 10. Aliás, se por acaso ainda utiliza o Windows 7 e Windows 8, vai receber uma prenda na forma do Edge! O que não faz qualquer sentido… Se o Windows 7 já não tem suporte oficial da Microsoft, porque razão está a receber esta ‘atualização’?
Entretanto, o Edge até é fácil de ignorar depois desta experiência após atualização! Sendo no fundo uma tentativa da Microsoft de oferecer a melhor versão do seu próprio navegador. No entanto, este ato da empresa é um abuso completo da gigante Norte Americana, que está a deixar muitos utilizadores irritados.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.