À medida que o ano chega ao fim, a AV-TEST, que é especializada em análises a soluções de segurança, tal como acontece com a AV-Comparatives, partilhou algumas estatísticas interessantes sobre o crescimento do malware em 2022. O principal destaque deste estudo é que o Windows tem 5000 vezes mais ameaças do que os Mac. Ou seja, é sem dúvida uma diferença muito significativa. Entretanto também ficámos a saber que as ameaças estão cada vez mais perigosas.
Windows tem 5000 vezes mais ameaças do que os Mac
Logo à partida os dados mostram perto de 70 milhões de novas amostras de malware no Windows. Se olharmos para o caso do macOS vemos apenas 12.000 ameaças. É daqui que chega a conclusão que o número de ficheiros maliciosos no Windows é 5000 vezes superior ao do mac. Entretanto a comparação com o Linux é muito mais favorável para o Windows. Assim temos perto de 2 milhões de amostras para este sistema operativo. No entanto, os números do Windows ainda são mais de 60 vezes superiores.
Curiosamente, embora a contagem total de malware seja certamente muito elevada para o Windows, a taxa de crescimento tem diminuido constantemente desde setembro.
Por outro lado, no caso do macOS a contagem total de malware é relativamente baixa. No entanto a taxa de crescimento teve uma subida acentuada em novembro e dezembro.
O exemplo do Linux é provavelmente o mais impressionante. Isto porque parece que deixaram de fazer novo malware para este sistema operativo. Tudo isto porque a taxa de crescimento tem sido muito baixa desde junho e continua a ser assim até dezembro.
Olhando para os números rapidamente percebemos que é preciso termos muito cuidado se estivermos em Windows. É que caso contrário temos muito boas hipóteses de ficar infetados. Como tal, tenham sempre uma solução de segurança instalada e sobretudo atualizada.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!