A Inteligência Artificial está nas bocas do mundo e os fabricantes estão a aproveitar-se disso para deixarem as pessoas ainda mais interessadas nos seus produtos. Dito isto, depois da Apple ter deixado as pessoas atentas ao Apple Intelligence foi a vez da Microsoft fazer o mesmo com o Windows. Entretanto parece que teremos semelhanças com a gigante da maçã, já que a ideia é a Microsoft chamar à inteligência artificial do Windows, Windows Intelligence.
A Microsoft está a apostar forte na “IA”, com o Copilot e outras funções a serem lançadas em todas as plataformas que a empresa possui (praticamente). O Windows 11 24H2, que é a segunda maior atualização do Windows 11, promete adicionar até cinco novas funções de IA nos próximos meses, com várias outros a chegarem em breve.
Maior controlo nas aplicações de IA
Entretanto de acordo com referências encontradas em “appprivacy.adml”, a Microsoft está a explorar um maior controle para aplicações que dependem de IA. Para esse efeito está a usar um nome interessante: “Windows Intelligence”. As referências no código referem-se ao controlo das aplicações que podem usar funções de IA no Windows 11 24H2 e mais recentes.
A propósito disto o site WindowsLatest refere que a Microsoft já usou anteriormente o nome “Windows Intelligence” para atualizações especiais de segurança do Windows. Também vale a pena notar que as referências a um nome semelhante, “Windows AI”, foram detectadas anteriormente numa Política de Grupo no início deste ano.
“Windows AI” pode ter sido o nome antigo para estas funções. É possível que agora a Microsoft esteja a avançar com um novo nome “Windows Intelligence” para tudo.
Resta-nos agora esperar por todas as novidades que vão chegar sob esta alçada. São exemplo disso o Click to Do, a Super Resolução nas fotos, edição especial no Paint, Pesquisa melhorada e muito mais.