Windows: resolver problemas com a gestão de energia

Por vezes e sem estarmos à espera podem surgir problemas com a gestão de energia do computador. Ou o computador deixa de desligar totalmente quando damos o comando para isso, ou não hiberna ou não acorda. O problema é que nestes casos torna-se complicado descobrir a causa. Seja como for vamos explicar-lhe como descobrir o que está a causar problemas com a gestão de energia do seu computador com Windows.

Windows: resolver problemas com a gestão de energia

Normalmente há sempre uma causa escondida para os problemas. No entanto o Microsoft Windows pode dar uma boa ajuda a descobrir. É que este sistema operativo regista aquilo que o acordou. Assim da próxima vez que este problema surgir teremos de executar um comando para este efeito.

Assim abra o menu iniciar e pesquisa por cmd. Depois do lado direito escolha a opção Executar como Administrador. Entretanto a seguir coloque a linha abaixo na linha de comando.

PC hibernação

powercfg -lastwake

Depois pressione Enter. Se tiver sorte terá direito a uma resposta concreta. Caso não tenha pode experimentar outro comando.

powercfg -waketimers

O visualizador de eventos pode dar a maior ajuda

Se também não apareceu nada os mistérios vão acabar com o Visualizador de Eventos. Utilize a pesquisa do Windows para escrever eventos. Vai surgir Visualizador de Eventos. Do lado direito clique em Abrir.

Agora do lado esquerdo clique em Registos do Windows. Depois no meio escolha Sistema.

PC hibernação

A seguir clique do lado direito em Criar Vista Personalizada. Agora e caso não esteja em Registo de Eventos escolha Registo do Windows. Entretanto em Origem de Eventos escolha Power-Troubleshooter.

PC hibernação, Windows gestão de energia

A seguir clique em Ok. Depois é so atribuir um nome ao filtro. Por exemplo, problemas de hibernação.

Windows gestão de energia

Agora vão surgir vários eventos e verá que surge algo a dizer Origem de Reativação. No meu caso percebi que o problema se devia ao controlador da placa de rede.

Se for também o vosso caso é fácil de resolver. Basta ir ao gestor de dispositivos e localizar o componente. Depois dê um clique com o botão direito do rato por cima do componente e procure pelo separador Gestão de Energia. Aí é só tirar o visto de Permitir que este dispositivo reactive o computador. E pronto o problema estará resolvido.

Entretanto isto é válido para qualquer outro componente que possa estar a causar o problema.

Siga a Leak no Google Notícias! Acompanhe sempre todas as notícias de tecnologia na Leak

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.
spot_img

Leia também

Função secreta do Waze já está a salvar muitas vidas!

O Waze tornou-se numa ferramenta moderna e valiosa para evitar o trânsito intenso e encontrar o caminho em regiões movimentadas. No entanto, também está...

Estes insetos entram pelos ralos da cozinha e casa de banho!

Se reparou no aparecimento de insectos na sua casa de banho ou cozinha, pode ser complicado se não conseguir identificar o que são ou...

O que causa um sinal sonoro no carro que apareceu do nada?

Todos queremos estar a conduzir sem barulho. Quer dizer, a menos que seja a música que vem do rádio. No entanto, por vezes, não...

Sabe porque é que o seu telemóvel fica mais lento todos os anos?

Isto parece obra do destino ou pelo menos um facto inevitável. Parece que todos os anos o telemóvel fica mais lento e não se...

Como melhorar a velocidade do router da Vodafone, NOS e MEO

Se tudo estiver bem com o router do seu operador, quer seja ele, da NOS, Vodafone, MEO ou no futuro da DIGI ou outra...

Já pode testar os serviços da DIGI em Portugal! (Grátis)

Como estamos fartos de dizer, o mercado de telecomunicações Português está prestes a receber uma quarta operadora, a DIGI. Porque é isto tão importante?...

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Artigos relacionados