Windows: como fazer e receber chamadas no PC

Uma das grandes vantagens dos produtos Apple é o ecossistema que existe entre todos os dispositivos. No entanto, o Windows que até estava um pouco “atrasado” neste campo tem vindo rapidamente a apanhar o comboio. Assim existe um casamento cada vez mais interessante entre o sistema operativo da Microsoft e o Android. Assim e como já referimos na Leak, graças a uma aplicação de vínculo ao telemovel, podemos ver no PC as mensagens, notificações e até fazer e receber chamadas no Windows.

Windows: como fazer e receber chamadas no PC

Como referi acima tudo isto é possível graças à aplicação vínculo ao telemovel que está disponível para ser descarregada na Microsoft Store.

Quando a descarregamos e instalamos passamos a poder fazer muitas coisas, sendo que algumas delas vamos referir mais baixo. Isto porque o que importa agora é explicar-lhe como pode fazer e receber chamadas no PC Windows.

Dito isto e depois de termos a aplicação vínculo ao telemóvel instalada temos de visitar a secção chamadas. Nessa altura a app vai-nos pedir que tenhamos o bluetooth ativo no nosso smartphone e que ele esteja desbloqueado. Assim que isso estiver feito então vai surgir uma janela que diz a configurar.

Windows: como fazer e receber chamadas no PC

Já no nosso smartphone recebemos um aviso como o mostrado abaixo. Na prática pergunta-nos se queremos permitir que o Vincular ao Windows encontre e determine a posição relativa aos dispositivos próximos e se ligue aos mesmos. Carregue em Permitir.

Windows: como fazer e receber chamadas no PC

A seguir surge outro pedido de permissão. Desta vez que o smartphone fique visível para outros dispositivos durante 120 segundos.

Windows: como fazer e receber chamadas no PC

Depois no computador vai surgir um pedido de emparelhamento com um PIN. Escolha Sim.

Windows: como fazer e receber chamadas no PC

Vamos também receber um pedido de emparelhamento no smartphone. Carregue em Emparelhar.

Entretanto há mais uma coisa que tem de aceitar no smartphone. Nomeadamente permitir que a app Vincular ao Windows aceda aos registos de chamadas do telemóvel. É só carregar em permitir.

A partir deste momento já vai conseguir receber e fazer chamadas no PC.

Vale a pena utilizarmos este sistema?

Em primeiro lugar vamos olhar para as possibilidades que nos dá este vínculo ao telemóvel dado que é meio caminho andado para percebermos se vale ou não a pena.

Depois de um processo de emparelhamento que até é bastante rápido e que iremos cobrir noutro especial, o smartphone fica rapidamente fica ligado ao computador. Tenha em atenção que é necessário ter o Bluetooth ativo para algumas funções como, por exemplo, as chamadas.

A aplicação

A aplicação tem um design muito interessante e é bastante fácil encontrarmos aquilo que procuramos. Dito isto, temos logo à partida quatro separadores. São ele o mensagens, fotografias, aplicações e chamadas.

No primeiro e como não é de estranhar temos acesso a todas as mensagens que estão disponíveis no smartphone. No segundo podemos verificar as fotografias. Logo a seguir estão as aplicações e por fim as chamadas.

Windows vínculo ao telemóvel

De facto é tudo bastante intuitivo.

Entretanto do lado esquerdo podemos verificar rapidamente as notificações que vão chegando. Deste modo não perdemos nenhuma informação importante.

Mas as funções não ficam por aqui. De facto há outra que vem desativada e que é bastante importante. Isto porque nos permite transferir dados entre o PC e o smartphone e vice-versa.

Para ativarmos esta funcionalidade temos de ir a definições utilizando a roda dentada do canto superior direito, depois a funcionalidades e aí ativarmos o copiar e colar entre dispositivos. 

Isto é algo sem dúvida muito útil!

Vale a pena ou não utilizarmos este sistema?

Isto depende muito do tipo de utilizador e da dependência ou não do smartphone. Este sistema é útil naqueles cenários em que temos normalmente o smartphone no bolso e queremos estar em cima de tudo o que se vai passando, ou nos casos em que recebemos muitas mensagens e chamadas. Assim podemos fazer tudo no PC, inclusivamente atender que nos está a ligar, sem termos de estar a usar o smartphone.

Agora se por algum motivo não utiliza assim tanto o smartphone e até o dispensa quando está a trabalhar ou a fazer outra qualquer atividade no computador então não vale a pena emparelhar.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.
Html code here! Replace this with any non empty raw html code and that's it.
 
Share to...