A Microsoft disponibiliza dois clientes de email para o Windows. Uma delas vem logo com o sistema de base, o Correio e a outra podemos instalar posteriormente, o Outlook. No entanto num Correio vs Outlook qual será a melhor opção para utilizar no Windows?
Correio vs Outlook: que cliente de email deve utilizar?
A primeira questão que pode logo acabar com as dúvidas é a questão do preço. De facto para muitos utilizadores o que distingue logo à partida as duas soluções é mesmo o custo.
O correio da Microsoft é totalmente gratuito em todas as versões do Windows. De facto está pré-instalado no sistema operativo. O Outlook tem sido uma aplicação paga desde que foi incluído pela primeira vez no Microsoft Office em 1997.
As mensagens
O aspeto mais importante de qualquer cliente de e-mail é, obviamente, a forma como lida com as mensagens.
Naturalmente, ambas as aplicações da Microsoft podem fazer o básico, mas se explorarmos as funcionalidades, existem algumas diferenças cruciais entre as duas. Agora tudo depende do que necessita.
Dos dois, o Outlook é mais rico em funcionalidades.
Por exemplo, o Outlook oferece a capacidade de enviar e-mails como texto simples, tem categorias de e-mail, a possibilidade de se ignorar mensagens e muito mais. Tudo isto está ausente no Mail.
O Outlook também disponibiliza regras para a caixa de entrada, armazenamento de e-mail local e a capacidade de enviar e-mails a partir de uma caixa de entrada partilhada.
Por outro lado, se quiser utilizar um dispositivo touch, o Correio é a melhor opção. Oferece gestos personalizáveis que não fazem parte do Outlook.
Lidar com os contactos
Além da gestão básica de e-mail, há outras características essenciais de um cliente de e-mail. Falo dos contactos e do calendário.
O correio retira a sua lista de contactos da aplicação de contactos nativa do Windows. Entretanto é fácil adicionar contas IMAP e POP3 também.
Em oposição, o Outlook pode extrair detalhes de contacto das suas contas, mas também permite o armazenamento local no seu computador.
Calendário
Aqui uma das grandes diferenças é a forma como as coisas estão integradas. No Correio o calendário é algo á parte. Integra-se de algum modo mas para interagirmos com ele é como se fosse uma app em separado.
Já no caso do Outlook está tudo dentro da aplicação. Entretanto temos funcionalidades mais avançadas para empresas.
Qual devo utilizar?
É difícil negar que o Outlook é o melhor das duas apps. É uma ferramenta muito completa que tem consideravelmente mais funcionalidades.
Mas mais funcionalidades não significam necessariamente que a app seja a melhor para todos. Na verdade, a complexidade do Outlook pode ser assustadora para muitos. A maioria das pessoas simplesmente não precisa desse nível de funcionalidades.
Quem é um utilizador doméstico que apenas lida com uma conta de correio fica bem servido com a app Correio. Agora quem tem várias contas e lida com muitas mensagens por dia deverá escolher o Outlook.