Há uma nova ameaça muito preocupante dirigida aos utilizadores do Windows e não é um aviso que possa ignorar. Os fãs da Microsoft estão bastante habituados à quantidade de malware que atinge diariamente estes dispositivos. No entanto os criminosos descobriram uma nova e engenhosa forma de infetar os PCs e é fácil perceber como alguns se tornam vítimas. De acordo com os especialistas em segurança do Cyble Research and Intelligence Labs (CRIL), os criminosos estão a tentar ganhar dinheiro com a tentação de aceder gratuitamente a um dos jogos mais populares do planeta. Assim apague já este jogo para Windows ou os seus dados serão expostos.
Windows: apague já este jogo ou os seus dados serão expostos!
O Super Mario 3: Mario Forever, da Nintendo, tem milhões de seguidores. Isto desde que foi lançado pela primeira vez para Windows, em 2003. Essa popularidade parece ter chamado a atenção dos piratas informáticos. Assim lançaram recentemente uma versão falsa deste jogo clássico. Assim não só instala o Mario nos dispositivos Windows, como também uma série de malware malicioso que pode começar a roubar dados pessoais.
Os dados que pode piratear incluem pesquisas pessoais na Internet, palavras-passe online, cookies do browser e até tokens de autenticação para software como o Minecraft, Roblox e Telegram.
Nas mãos erradas, estes códigos e palavras-passe podem deixar os utilizadores vulneráveis a uma série de crimes informáticos. Um deles é o roubo de identidade.
Aparentemente, os criminosos estão a visar os utilizadores através de anúncios em plataformas de redes sociais. Assim mostram o jogo e oferecem uma transferência gratuita.
A propósito disto os ficheiros de malware chegaram juntamente com um ficheiro de instalação legítimo, o super-mario-forever-v702e.
Se pensa que pode ter instalado este jogo recentemente, então agora é uma boa altura para analisar o seu PC. Isto em busca de vírus e outros problemas.
Entretanto se aparecer um alerta no ecrã, pode valer a pena repor as suas palavras-passe, especialmente em sites como bancos e sites de e-mail como o Gmail.
Mesmo que não tenha instalado o Mario a partir da Web, este ataque realça a razão pela qual é má ideia instalar qualquer coisa num dispositivo sem verificar primeiro.
Descarregue apenas ficheiros de uma fonte de confiança e evite tudo o que não provenha de um mercado oficial online.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!