Um PC lento pode ser desesperante. Tanto quando o estamos a utilizar como no próprio arranque e encerramento do Windows. A grande questão é que estes problemas não são muito fáceis de resolver. Isto porque precisamos quase de vestir a bata do famoso Dr. House. E mesmo assim é um caso complicado. Entretanto os programas que prometem milagres também não os fazem na maioria dos casos. Dito isto, vamos olhar para tudo o que podemos fazer para dar mais velocidade ao nosso computador. Vamos então olhar para a forma de acelerar o arranque e o encerramento do Windows.
Windows: como acelerar o arranque e o encerramento
Ninguém deve estar muito tempo à espera que o computador arranque. É por esse motivo que o Windows 10 tem uma função de arranque rápido. Na prática reduz o tempo de arranque e funciona da mesma forma que a hibernação.
Este modo carrega o kernel do Windows e os controladores instalados antes do computador desligar. Assim quando o ligarmos tudo será muito mais rápido.
Ativarmos é simples. Em primeiro lugar utilize a combinação de teclas Windows + X. Isto para termos acesso ao menu avançado. Aà temos de escolher Terminal do Windows (Admin).
Agora no terminal do Windows temos de escrever powercfg /hibernate on.
Agora é necessário alterar o que o botão de alimentação faz. Para isso temos de ir às opções de energia.
Assim vá ao painel de controlo, depois escolha hardware e som e por fim em opções de energia selecione Alterar a função dos botões de energia.
A seguir ative a opção Ativar arranque rápido (recomendado).
Depois é só guardar as alterações.
Verifique as aplicações que são executadas no arranque
Muitas apps estão configuradas para arrancar quando liga o PC. O problema é que muitas delas podem deixar o PC mais lento. Assim é sempre boa ideia verificar se não há nada que possa estar a comprometer a velocidade.
Descobrir é simples. Em primeiro lugar recorra à combinação de teclas Crtl+Shift+Esc.
Nessa altura vai abrir o Gestor de Tarefas. Depois vá ao separador Arranque. Aà verá uma série de aplicações.
Se vir que há alguma app que não faz falta quando verificar esse separador pode desativar com facilidade. Basta dar um clique por cima da app e depois carregar em desativar. No meu caso, por exemplo, e como não preciso a toda a hora deles, desativei o Spotify, a Cortana e o Skype.
Entretanto a coluna impacto de arranque apareceu-me sem medição em todo o lado. No entanto se aparecesse médio ou algo superior seria isso que devÃamos desativar.
Se estiver no Windows 11 pode configurar tudo o que é iniciado de uma forma muito simples. Para isso basta recorrer à lupa e escrever arranque. Depois em Aplicações de Arranque escolha abrir do lado direito.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!