Windows 7 volta ao Windows 11. Prepare-se para as mudanças!

Com o lançamento do Windows 8 e do Windows 10, a Microsoft disse adeus aos cantos arredondados e ao Aero Glass. Assim apostou numa interface mais plana e sobretudo mais simples. No entanto as coisas podem mudar em breve. O Windows 11 já adicionou suporte para cantos redondos e parece que a próxima grande atualização vai introduzir um design design que será ligeiramente semelhante ao efeito Aero da altura do Windows 7.

Windows 7 volta ao Windows 11. Prepare-se para as mudanças!

As barras de título transparentes para as apps clássicas do Windows vão voltar. Isto é uma nova mudança estética para o sistema operativo Windows. Entretanto a Microsoft quer atualizar as janelas principais e assim todas as apps com o novo efeito de transparência.

Windows 7 Windows 11

Neste momento a implementação do Mica (que é um novo tipo de efeito de transparência) é algo que os programadores têm de decidir. É por esse motivo que só temos o efeito Mica em certas apps e o resto das janelas de aplicações têm um design simples.

Com base numa imagem do executar do Windows partilhada acidentalmente durante o webcast de janeiro e detetada pelo site Windows Latest, é evidente que a gigante tecnológica está a regressar a um estilo que lembra o Windows Aero utilizado durante a era do Windows 7 e do Windows Vista.

Lembro que o Aero Glass do Windows 7 ou do Vista deu à barra de títulos do Windows (o menu que inclui botões como minimizar, maximizar e fechar) uma aparência suave e translúcida. Isto no Vista ainda se notava mais.

A versão 22H2 do Windows 11, também conhecida como Sun Valley 2, pode ajudar a recriar este look para as barras de título da aplicação.

É possível que a gigante tecnológica utilize o efeito Acrílico. Isto, assim, em todas as barras clássicas onde está o nome das aplicações e deixe o Mica para as janelas.

Entretanto ao contrário do efeito acrílico, que permite a transparência/efeito translúcido, o Mica consiste num efeito opaco e é aplicado às janelas das aplicações, às barras de títulos e até ao fundo.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também