Acha que o Windows 11 ainda é extremamente recente no mercado e que não precisa de substituto? Pois bem, está muito enganado!
Sim, o Windows 11 ainda é uma “coisa” recente, visto que foi lançado em Outubro de 2021. Porém, desde que o Windows 10 deixou de ser o derradeiro Sistema Operativo para a Microsoft, que ficou desde logo aparente que vamos ter muitas mais versões do Windows no mercado ao longo dos próximos anos.
Sendo exatamente por isso que já se fala do Windows 12. Aliás, ao que tudo indica, o Windows 12 está agora a mais ou menos 1 ano de distância.
Windows 12 vai ser uma realidade? Quando chega?
Portanto, caso não se lembre, o Windows 11 não foi mais que um “refrescar” de imagem do Sistema Operativo da Microsoft, obviamente a ter como base o “velho” Windows 10. A ideia passou também por aumentar os requisitos de instalação, de forma a obrigar o mercado a dar um salto tanto em termos de performance, como também de segurança.
No entanto, com a chegada em força da Inteligência Artificial, é inegável que a Microsoft precisa de algo um pouco mais ágil e mais capaz de evoluir com os tempos. Sendo exatamente por isso que o Windows 12 tem um lançamento tentativo para o Outono de 2025.
Dito tudo isto, como é óbvio, a previsão é de que o Windows 12 seja muito centrado na IA (Copilot), com uma integração melhorada de tudo aquilo que temos visto a chegar ao Windows 11. Porém, isto também significa que os requisitos mÃnimos e recomendados de instalação do sistema operativo vão voltar a mudar, com a Microsoft a exigir processadores mais modernos e mais rápidos, mais memória RAM, discos SSD, e placas gráficas compatÃveis com os padrões mais recentes do mercado.
Porém, é muito provável que a atualização para o Windows 12 seja, novamente, oferecida. Isto a quem já tem uma licença válida do Windows 11 no seu computador.
O Windows 11 fica por aqui?
Não, o Windows 11 ainda está a receber a revisão 24H2, que traz suporte a HDR em segundo plano, Wi-Fi 7, bem como a novas funcionalidades baseadas em IA.
Estão agendadas mais atualizaçõe. Mas, é muito provável que não existam mais grandes melhorias ao SO, à medida que a Microsoft se foca mais e mais no Windows 12.
O aspeto vai mudar?
É muito provável que o aspeto do Windows mude de forma muito significativa com a chegada da versão “12”. Porém sem perder a sua identidade e filosofia de utilização.
Sendo exatamente por isso que vários leaks relativos ao Windows 12 já apareceram com um design baseado em barras de ferramentas flutuantes, barra de pesquisa, etc… Naquilo que é uma interface muito mais similar à de um smartphone. Algo que faz sentido, visto que a máquina computacional mais utilizada de qualquer pessoa já não é o PC! É sim o seu smartphone, seja este qual for.
Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Acha que existe espaço para um novo Windows de 3 em 3 anos ou de 4 em 4 anos? Ou a ideia de um Sistema Operativo capaz de receber várias atualizações, e assim evoluir com os tempos, é muito mais apelativa para todo o tipo de utilizadores? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!