Windows 11 vai avisar se estivermos ligados a uma VPN

O Windows 11 poderá em breve apresentar um indicador na barra de tarefas que avisa quando o computador está ligado a uma VPN. Ou seja, vamos sempre ficar a saber quando estamos a navegar de forma mais segura ou não.

Windows 11 vai avisar se estivermos ligados a uma VPN

De facto, com o perigo constante que assombra os nossos dados na Internet muitos utilizadores começaram a utilizar serviços de VPN. Tudo para ocultarem a identidade enquanto navegam na Internet, utilizam serviços de streaming ou descarregam ficheiros. Lembro que quando estamos ligados a um servidor VPN, as nossas ligações passam pelos endereços IP do serviço. Assim o nosso próprio IP não é visto pelo website ou serviço online que estamos a utilizar.

No entanto, se estiver a utilizar uma VPN para descarregar um ficheiro ou navegar num site, e de repente se desligar, poderá continuar a navegar na web sem se aperceber, expondo o seu próprio endereço IP.

De acordo com uma informação que tinha sido avançada pelo site Neowin, isto foi descoberto pelo utilizador do Twitter, PhantomOcean3. Na prática descobriu que o Windows 11 Dev build 25247 inclui uma nova funcionalidade oculta que, quando ativada, mostra um pequeno ícone de escudo sobreposto ao ícone de rede. Ou seja, quando estamos ligados a uma VPN.

Infelizmente, existem algumas limitações para a nova funcionalidade, uma vez que apenas funciona quando nos ligamos a VPNs utilizando o cliente incorporado do Windows 11. Ou seja, se utilizarmos outra app da Sophos ou afins não vai surgir nada. Para além disso também não funciona com Wi-Fi.

Se pretender testar o novo indicador VPN do Windows 11, pode aderir ao programa Windows Insider e instalar a atual build 25247 do Windows 11 ou posterior.

Entretanto para obter esta build terá de se juntar ao canal ‘Dev’ do programa Windows Insider.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também