Como já noticiámos algumas vezes, tudo indica que a Intel quer aproveitar a fundo, o lançamento do novo Windows 11 em 2021. Afinal de contas, os novos processadores da Intel já vão ser baseados numa arquitetura big.LITTLE, o que basicamente significa que vamos ter uma mistura de núcleos dentro do mesmo processador. (Núcleos de alta performance + núcleos eficientes)
O que tem isto a ver com o boost de performance? É muito simples! O novo Windows 11 já vem preparado para aproveitar em pleno, as vantagens deste tipo de design de processador.
Windows 11 vai trazer boost de performance aos novos CPUs Intel
Portanto, a Intel está a planear lançar a sua primeira gama de processadores big.LITTLE em 2021, com a gama Core 12000 ‘Alder Lake’. Que claro está, vai suportar o novo scheduler da Microsoft, pensado apenas e só para aumentar a performance no dia-a-dia.
Obviamente que a ideia não é apenas ajudar a Intel, mas sim todos os processadores com este tipo de design. Mas por enquanto, parece que a Intel vai estar sozinha neste barco, visto que a AMD apenas irá lançar a sua arquitetura Zen 4 algures em 2022. (E claro, apesar de existir uma aposta nesta estratégia, não fazemos ideia se vai ser uma arquitetura big.LITTLE)
Na prática, estamos a falar de um aumento de performance de 5.8% em tarefas multi-thread e 2% em tarefas single-thread. Entretanto, é preciso salientar que estas melhorias foram notadas na build do Windows 11 que recentemente chegou à Internet. Por isso, na versão final, as coisas podem ser ainda melhores!
O Windows 11 vai ser um upgrade gratuito se por ventura já tem o Windows 10 instalado!
Tudo indica que a Microsoft vai seguir a mesma estratégia que implementou com o Windows 10. Ou seja, vamos ter um upgrade gratuito, e provavelmente, uma janela muito grande para ‘dar o salto’.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!