Windows 11: uma má notícia está mesmo a caminho!

Muitos utilizadores ainda não estão no Windows 11. Uns porque não querem. Outros porque não podem. No entanto a mais recente novidade da Microsoft pode não agradar muito às pessoas que já estão no mais recente sistema operativo ou até fazer com que algumas delas deixem de migrar. É que aparentemente parece que o novo Windows vai receber mais anúncios e pop-ups. Isto de acordo com as funcionalidades que foram detectadas na nova build.

Windows 11: uma má notícia está mesmo a caminho!

Todos queremos a melhor experiência possível. Dito isto, é óbvio que mais anúncios e pop-ups não se enquadram muito bem nisto. É verdade que neste momento os novos anúncios ainda só estão nas builds de teste. No entanto é muito provável que nas próximas semanas cheguem às versões em produção.

Aparentemente os anúncios e pop-ups surgem na barra de tarefas. Para já tudo é referente apenas a produtos Microsoft. Por exemplo, são informações alusivas à conta Microsoft e ao OneDrive. Alguns deles dentro do menu Iniciar. Seja como for é uma nova ideia que muito provavelmente vai irritar a comunidade Windows.

Entretanto a publicidade também é vísivel no flyout da sessão, ou seja, o menu que permite fazermos Sign Out no menu Iniciar. Para além da publicidade temos também várias recomendações. São exemplo disso “Faça o back up dos seus ficheiros”, “Inscreva-se numa conta Microsoft” e “Complete o seu perfil”. Isto quando dermos um clique no ícone de perfil.

Os funcionários da Microsoft justificaram estes novos anúncios como algo útil para novatos. Seja como for são anúncios. Mas o pior é que alguns surgem ao lado de botões importantes como uma opção de registo e alterar a definição de conta e não podem ser desativados.

Em comunicado, a Microsoft confirmou que está a testar uma série de alterações no menu Iniciar, incluindo uma alteração em que os utilizadores podem ver algumas chamadas de atenção sobre ações que têm de ser tomadas.

Claro que os mais novatos podem achar estes anúncios úteis em vários contextos. Mesmo assim é muito provável que a maioria fique irritada. O problema é que o Windows 11 não tem qualquer opção para desativar todos os anúncios no sistema operativo.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também