Quando tudo parece estar a correr bem eis que surge mais um problema inesperado no mundo do Windows, quer seja o 10 ou o 11. No entanto, bugs há em todo o lado e mais tarde ou mais cedo acabam por desaparecer. Ora a Microsoft confirmou que quem utiliza aplicações como editores de imagem pode encontrar um problema com a renderização de cores depois de atualizar para o Windows 11. Para além disso há relatos de outras falhas nas builds recentes do novo sistema operativo e a Microsoft já está a analisar o que se passa.
Atenção Windows 11: há mais um problema no sistema operativo!
De acordo com os relatos, um bug no Windows 11 faz com que alguns programas de edição de imagem não mostrem as cores corretamente em certos ecrãs (principalmente HDR). Isto foi visto quando os utilizadores tentam editar imagens de cores brancas ou num fundo branco/claro. Se estiver afetado, as suas fotos surgem em amarelo brilhante ou noutras cores.
A Microsoft confirmou que o bug ocorre quando as APIs do Win32 devolvem informações ou erros inesperados em condições específicas. Este é um problema com o próprio Windows 11 e atualizar as aplicações de terceiros não fará diferença. Pelo menos na maioria dos casos.
Uma futura versão do Windows 11, que chega no final de janeiro, vai resolver os problemas com HDR ou aplicações de edição de imagem. Quem é insider tem mais sorte. Isto porque a questão das cores já foi resolvida nas versões preview.
Mas há mais questões. O Windows 11 KB5008215, que chegou a 15 de dezembro, também está com vários problemas. Por exemplo, alguns utilizadores afirmaram que não conseguem aplicar a atualização cumulativa. Ainda por cima não surge nenhuma mensagem de erro específico. Ou seja, é muito mais complicado descobrir o que se passa.
Entretanto, algumas pessoas ainda continuam com problemas de desempenho com certas unidades de armazenamento como SSD e NVMe. Se nunca se deparou com esta situação, um problema conhecido no Windows 11 poderia reduzir o desempenho das unidades de armazenamento em certos casos. Isto acontece normalmente quando se tenta mover ficheiros entre a partição do sistema e as outras, uma vez que o bug apenas afeta a partição onde o Windows 11 está instalado.
Não se sabe quando é que estes problemas desaparecem do sistema, mas espera-se que seja em Janeiro.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!