A Microsoft confirmou este fim-de-semana um novo problema do Windows 11 que está a causar problemas no Menu Iniciar. Alguns utilizadores reportaram o problema à Microsoft após a instalação do KB5014668 e como tal quem instalou o último update do Windows 11 tem de ter cuidado.
Windows 11: muito cuidado se instalou o último update!
A KB5014668 é a mais recente atualização opcional para o sistema operativo. Lembro que as atualizações opcionais em muitos casos chegam como pré-visualizações e serão integradas nas atualizações cumulativas que a Microsoft lança na segunda terça-feira do mês seguinte.
Voltando ao Menu Iniciar eis o que a Microsoft revelou sobre esta questão:
Depois de se instalar a KB5014668 ou atualizações posteriores, recebemos informações de que um pequeno número de dispositivos pode não conseguir abrir o menu Iniciar. Nos dispositivos afetados, clicar ou selecionar o botão Iniciar ou utilizar a tecla Windows no teclado pode não ter qualquer efeito.
A empresa fornece pouca informação e revela que o âmbito do problema não está claro. Algumas informações apontam para conflitos com antivírus. No entanto tudo não passa de especulação.
Seja como for esta é uma situação complicada. Mesmo desligar o sistema pode ser um desafio para alguns, dependendo da sua experiência com o sistema operativo. É verdade que o bom e velho Ctrl-Alt-Delete pode ajudar aqui, e a caixa de pesquisa pode ser útil para lançar determinadas aplicações.
Mas afinal o que estava nesta atualização?
A atualização opcional de junho de 2022 inclui funções e melhorias que serão lançadas para todos como parte do Patch De julho de 2022. Por outras palavras, se optar por ignorar a atualização, recebe-as mais tarde de forma obrigatória.
No entanto, se avançar com a atualização opcional, não voltará a receber o mesmo conjunto de correções na próxima atualização. Em vez disso, só receberá as correções de segurança em falta. Entretanto a atualização opcional de junho de 2022 para o Windows 11 parece ter uma nova função chamada destaques de pesquisa.
Esta função chegou de forma recente ao Windows 10 e encontra-se agora a caminho de dispositivos com o Windows 11 21H2 ou mais recentes.
Entretanto o site WindowsLatest já nos deu uma ideia de como será este sistema.
A caixa de pesquisa do Windows 11 e a barra dentro do painel de pesquisa têm agora um design muito mais interessante. Isto é bom para a Microsoft porque destaca o Bing. Tudo numa tentativa de “publicitar” mas também de dar conteúdo interessante às pessoas. Seja como for a Microsoft vai ter muito cuidado com o que coloca nestes conteúdos. Tudo porque quer que os utilizadores se mantenham interessados.
Entretanto no campo dos destaques as coisas podem centrar-se em momentos especiais como feriados, aniversários e outros eventos internacionais ou mesmo regionais.
Se não quiser estar a utilizar as atualizações automáticas e pretende descarregar a nova versão de forma manual pode fazê-lo aqui.
A Microsoft quer realmente levar estes destaques a todos. Lembro que esta empresa já tem vindo a empurrar conteúdo semelhante através do Edge e ao fazer isto na barra de tarefas acaba por duplicar o alcance.
No entanto quem não estiver satisfeito pode desligar os destaques de pesquisa e voltar para a interface antiga, mas ligeiramente modificada.