Windows 11 recebe Super Resolução automática para os jogos

Uma das principais características do Windows 11 24H2 é o facto de apresentar a opção “Super Resolução”, que se baseia no DirectSR. Durante o evento Game Developers Conference (GDC 2024), a Microsoft partilhou algumas informações interessantes sobre a forma como o DirectSR permite aos programadores de jogos melhorar facilmente a qualidade dos jogos.

Windows 11 recebe Super Resolução automática para os jogos

Os criadores de jogos apresentam frequentemente determinados elementos, como reflexos ou sombras, a resoluções mais baixas e, em seguida, aumentam-nas para satisfazer as exigências dos ecrãs de alta resolução. A super-resolução é útil para melhorar os gráficos dos jogos, de modo a que tenham um bom aspeto em dispositivos com ecrãs de alta resolução.

A super-resolução não é uma tecnologia nova. No entanto a sua implementação em todos os jogos é difícil para os programadores, especialmente os que têm orçamentos baixos. Isto deve-se ao facto de os programadores terem de testar códigos de shader separados para diferentes tecnologias de aumento de resolução.

A solução da Microsoft com o DirectSR é facilitar aos programadores o suporte de várias tecnologias de upscaling sem terem de testar o seu código para várias tecnologias de upscaling, como DLSS, FSR e XeSS. Ou pode ser suportada qualquer outra tecnologia, incluindo as que dependem da NPU.

Por exemplo, anteriormente, os programadores de jogos tinham de testar os seus jogos com cada fornecedor que oferecia super-resolução. No entanto, agora a Microsoft encaminha todos os dados para o upscale. A API da empresa encaminha variáveis, parâmetros ou outras informações para todos os upscaler (DLSS, FSR, etc.).

O processamento dos dados necessários, que anteriormente era efectuado pelos programadores, é agora efectuado pela Microsoft utilizando o DirectSR.

Entretanto há outro elemento interessante. Nas versões anteriores do Windows 11 24H2, há uma menção a uma nova função chamada ‘Super-resolução automática’ (Auto SR), que usa o poder da IA para permitir que jogue com detalhes melhorados.

Esta funcionalidade baseia-se no DirectSR, permitindo que o Windows redimensione automaticamente os gráficos dos jogos suportados, em vez de alternar as definições nos jogos.

A Super Resolução Automática no Windows 11 só funciona com jogos. Entretanto não está limitada a dispositivos com NPU, uma vez que o DirectSR também funciona com GPUs.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também