Ainda se lembra do Windows 10X? O Sistema Operativo da Microsoft, que não só iria servir como base de todos os aparelhos computacionais com dois ecrãs, dentro do mundo dos portáteis, como também iria servir como um um Windows mais simples, mais leve, e por isso, serviria também como uma resposta aos cada vez mais populares Chromebooks?
Pois bem, esse Windows ‘morreu’, e muitas das suas funcionalidades foram implementadas no Windows 11. No entanto, a Microsoft continua a querer criar uma experiência mais leve, para tentar meter um travão no crescimento dos Chromebooks.
Por isso, está na hora de começar-mos a olhar para o Windows 11 SE.
O Windows 10X ‘morreu’, mas o Windows 11 SE parece ser uma realidade
Portanto, a Microsoft não gosta muito de ver rivais a crescer, por isso, quer apontar as suas armas diretamente ao mundo dos Chromebooks. Para isso, a gigante Norte-Americana está agora a preparar o lançamento de um portátil Surface Laptop ‘budget’, focado para o mundo escolar, que muito provavelmente vai ser baseado numa nova edição do seu novo Sistema Operativo, denominado de Windows 11 SE.
Ao que tudo indica, este Surface Laptop também deve chegar ao mercado com o nome de Surface Laptop SE, para o distinguir da restante gama. Dito isto, em termos de especificações, vamos ter um ecrã LCD de 11.6” (1366 x 768), um processador Intel Celeron N4120, e um máximo de 8GB de memória RAM. Em suma, a ideia deste portátil é ser o mais barato possível, contando, no campo da conectividade, apenas com uma porta USB-A e uma outra USB-C.
A Microsoft já usou a nomenclatura SE no passado, mas desta vez, a coisa vai ser um pouquinho diferente.
Pois bem, o Windows 11 SE não vai ser bem uma segunda versão do Windows 11. Em vez disso, vai ser mais como as antigas versões S do Windows 10, que claro está, foram pensadas e construídas para aparelhos low-cost.
Dito isto, é muito provável que o W11 SE ‘roube’ algumas ideias ao Chrome OS da Google, de forma a competir diretamente com esta nova tendência de mercado, em que os aparelhos mais fracos, mas ainda assim eficientes na produtividade, estão a ganhar cada vez mais quota de mercado.
Em termos de preço e disponibilidade, ainda não sabemos grande coisa. Mas é muito provável que seja uma máquina disponível abaixo dos 400€. Com um lançamento algures no primeiro semestre de 2022.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? É fã do Chrome OS? Quer um mercado mais focado na produtividade, e facilidade, em vez da performance pura e dura? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!