Anda tudo a falar do Windows 11 e sobretudo da nova versão preview que chegou à Internet e eis que o mundo descobriu uma nova versão light do sistema operativo da Microsoft. Falo em concreto do Windows 11 SE que me faz lembrar o Windows 98 SE. O nome claro. Parece ser uma versão com algumas restrições em relação ao que a versão completa tem.
Windows 11 SE: descoberta a nova versão light do Windows!
É apresentada como a versão sucessora do Windows 10 Cloud Edition. No entanto, não quer dizer que seja tão limitada. A versão de que falei era completamente fechada e só suportava apps que estivessem dentro da Microsoft Store. Claro que a ideia era garantir mais segurança e desempenho. No entanto, os utilizadores não ficaram entusiasmados com a ideia. A Microsoft acabou por mudar o nome do Windows 10 S para Windows 10 em modo S. Entretanto agora começou a falar-se do Windows 11 SE.
Eventualmente poderá ser um sistema operativo para grandes empresas instalarem nas estações de trabalho. Entretanto já chegaram algumas imagens que mostram um pouco deste sistema.
Será que esta versão interessa à maioria dos utilizadores?
Se estivermos a falar dos utilizadores domésticos eu diria que não. É que neste caso a nova versão light não significa que o sistema seja mais leve e como tal tenha mais desempenho. O light está mais relacionado com as funções que foram retiradas.
Mas parece que há outra restrição. É que vamos ter mesmo de ter uma conta Microsoft para podermos utilizar este sistema operativo. É verdade que a Microsoft já empurra para isto em todas as versões. No entanto, nesta é mesmo mandatório.
Mas há uma boa notÃcia. Parece que o Windows 11 SE suporta a execução de aplicações Win32 fora da loja. Algo que o Windows 10 S não permitia. De facto, uma imagem do sistema operativo mostra-o a correr um jogo que apenas está disponÃvel no Steam.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!