Windows 11 deixa dados no disco depois de reset de fábrica!

Foi descoberta uma nova falha que pode ser preocupante. É que o Windows 11 deixa os dados dos utilizadores desprotegidos no disco mesmo depois de um reset de fábrica. O problema é que esta situação também abrange o Windows 10 versão 21H2. Esta falha como relata o site XDA foi descoberta pelo editor Rudy Ooms do blog Call4Cloud. Na prática significa que os nossos dados ficam facilmente acessíveis se vendermos ou dermos o nosso PC a alguém, mesmo depois de um reset da fábrica.

Windows 11 deixa dados no disco depois de reset de fábrica!

Ainda não se conhecem todos os pormenores. No entanto esta situação parece estar relacionada especificamente com os ficheiros sincronizados com o OneDrive.

Windows 11 reset

Quando se inicia o processo de restauro de fábrica perguntam-nos se queremos manter os dados e apagar apenas as app e programas ou se queremos apagar tudo no dispositivo. A última opção é recomendada se queremos vender o nosso PC ou dá-lo a alguém. Até aqui no Windows 10 funcionava como deve ser. No entanto, na versão 21H2 e no Windows 11, os ficheiros são mantidos mesmo que se escolha eliminar tudo.

No entanto, nem todos os utilizadores são afetados por isto. Isto porque para termos problemas é necessário estarmos a usar o OneDrive. Seja como for há várias pessoas que estão nesta situação.

Microsoft OneDrive já

Seja como for a Microsoft está a trabalhar na resolução deste problema. No entanto, enquanto isto não acontece existe um script PowerShell que pode configurar o PC para apagar todos os dados que estejam na pasta Windows.old. O script deverá correr antes de fazer o processo de reset. Assim todos os dados são mesmo apagados!

Infelizmente, nos últimos tempos, várias versões do Windows têm tido problemas estranhos. Inclusivamente no caso da segurança. Lembro que um bug inicial permitia a qualquer pessoa ganhar privilégios de administração no Windows 11, Windows e Windows Server. Isto em Novembro. Resta agora esperarmos por mais novidades.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também