Caso não saiba, têm existido alguns desenvolvimentos muito interessantes no mundo dos ratos, especialmente nos modelos gaming. Porém, graças a algumas limitações primeiramente no hardware, e em segundo lugar no software, tem sido necessário limitar algumas dessas inovações in-game, para não desgraçar a nossa experiência de jogo.
Muito resumidamente, estamos a falar da dificuldade que o Windows tinha em lidar com ratos capazes de atualizar a sua posição milhares de vezes por segundo. Estão finalmente resolvidas!
Windows 11: Ratos de nova geração finalmente sem limitações
Portanto, segundo a nova atualização do passado dia 11 de Julho (KB5028185), o Windows 11 está agora pronto a suportar a nova geração de ratos pensados para entusiastas. Ou seja, os novos periféricos gaming com elevadas taxas de “polling rate” (medido em Hz – Hertz). O que é isto?
Muito resumidamente, é o número de vezes que o aparelho, neste caso o rato, reporta a sua posição ao computador.
Assim, um aparelho com 250Hz reporta a sua posição 250 vezes por segundo. Dito isto, um outro aparelho com 8000Hz reporta a sua posição 8000 vezes por segundo. Isto significa que o “atraso” entre o movimento do rato e a posição da “seta” no ecrã é muito menor, quanto maior for a taxa de atualização.
Porém, em alguns jogos, ratos com elevadas taxas de atualização causavam problemas graves na jogabilidade. Por exemplo, o primeiro rato capaz de oferecer um polling rate de 8kHz não só baixava o framerate em jogos como League of Legends, como causava “soluços”, ou seja, o jogo encravava várias vezes, não sendo capaz de lidar com a informação que o periférico enviava para o computador.
Isto está finalmente resolvido! Já pode ir comprar algo super XPTO. Mas… Tenha em conta que ter material mais rápido não significa que este jogue por si 😛
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!