Windows 11: afinal há dois problemas com os processadores AMD!

O Windows 11 chegou três meses depois de muitos testes para os quais os insiders contribuíram de forma incansável. Apesar de se ter encontrado a maioria das falhas, algumas coisas escaparam. Afinal de contas é impossível testar tudo! Ora como referimos ontem a AMD confirmou que os processadores são negativamente afetados pelo upgrade para o novo sistema operativo, o que resulta em perdas de desempenho em determinadas situações. Felizmente tudo isto vai ser corrigido. Vamos então explicar-lhe os dois problemas com os processadores AMD no Windows 11 e revelar quando chegam as soluções.

Windows 11: afinal há dois problemas com os processadores AMD!

Threadripper

A AMD apontou para dois problemas distintos nos processadores AMD. O primeiro está relacionado com a latência na cache L3 do processadores, que é três vezes maior no Windows 11. Isto afeta sobretudo as aplicações que dependem do tempo de acesso ao subsistema de memória como alguns títulos famosos de eSports. A AMD fala de perdas de 15% em jogos muito específicos. No entanto na maioria dos casos as perdas de desempenho podem situar-se entre os 3 e 5%.

Para este caso teremos uma correção ainda este mês. À partida deve chegar na patch Tuesday da próxima semana. Este será o primeiro update cumulativo para o Windows 11 desde que foi lançado. Assim devemos assistir a uma enorme correção de bugs.

ryzen, amd, clocktuner, Windows 11 problemas AMD

O outro problema está relacionado com a funcionalidade de cores preferidos e isto é fácil de explicar. Os processadores são constituído por vários núcleos. Atualmente e na maioria dos casos temos oito. Deles, há uns mais rápidos e outros mais eficientes em termos energéticos. Ou seja, são um pouco mais lentos mas também gastam menos. O problema é que no Windows 11 a distribuição de tarefas não funciona muito bem. Assim tudo chega apenas aos núcleos mais rápidos. Embora inicialmente possamos pensar que isto é bom porque as tarefas serão feitas mais rapidamente, vai congestionar este núcleos ao mesmo tempo que deixam os outros livres. É a mesma coisa que podermos dividir uma tarefa por 8 pessoas, mas só duas é que trabalham. O impacto no desempenho não foi revelado.

Seja como for também há uma correção a caminho para resolver este problema. A AMD diz que vai chegar através de um update de software. Ou seja, não através de um update do Windows.

Já tiveram problemas com o Windows 11? Contem-nos tudo nos comentários.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também