O Windows 11 trouxe muitas novidades que agradaram à maioria dos utilizadores. São exemplo disso, várias alterações no design, mais segurança e mais estabilidade. Isto apesar de se ter limitado um pouco (muito) o hardware em que pode ser instalado. No entanto, também veio com algumas coisas estranhas conforme relatou um utilizador no Reddit em Novembro. De facto, ele partilhou a imagem do seu portátil com Windows 11 a quebrar a barreira dos 100% no que diz respeito à autonomia da bateria, o que representa um problema.
Windows 11: problema com a autonomia de bateria já foi resolvido!
Todos sabemos que a carga máxima de um equipamento são 100%. Isto faz todo o sentido. No entanto o utilizador Zondax descobriu uma coisa estranha no seu sistema com Windows 11 que mostrou bateria totalmente carregada a 103%!
Mas como se isto, por si só, já não fosse estranho a seguir foi possível carregar a bateria aos 104%!
Claro que tudo isto era apenas um bug. É que têm ocorrido algumas falhas com as baterias dos portáteis. Umas vezes não mostra a capacidade certa disponível no Windows 11. Outras não carrega acima de um determinado valor. Outras vezes há enormes quedas na autonomia.
Felizmente agora o problema já foi resolvido na versão Windows 11 Inside Build 22523 disponível no canal Dev.
A Microsoft não explicou o que causa o problema. Entretanto e uma vez que esta correção já está a ser testada no canal Dev será uma questão de dias até chegar ao canal estável.
Entretanto a última versão integra ainda mais uma novidade.
Até aqui e apesar de algumas imposições por parte da Microsoft era possível utilizar a app EdgeDeflector para abrir alguns links num browser à nossa escolha. Isto estava mais destinado às ligações que apareciam quando utilizávamos a pesquisa do Windows e noutras secções do sistema operativo. Agora parece que se bloqueou esse sistema e o Windows 11 abre links no Edge mesmo que não queira.
Windows 11 vai abrir links no Edge mesmo que não queira!
As apps como o EdgeDeflector forçam e levam o Windows 10 e o Windows 11 a abrirem quaisquer links ligados ao sistema operativo no browser que escolhemos como predefinido. Isto em vez de ser no Edge. É uma forma de dar mais controlo às pessoas. No entanto, parece que isto vai acabar.
Apesar disto não estar referido na lista de alterações esta mudança deve chegar nos updates KB5008212 e KB5008215 como refere o site Neowin. Esta alteração começou a testar-se com os Insiders em Novembro de 2021 e mexe na forma como o Windows reage aos protocolos que permitem redirecionar apps.
Aplicações como o edgeDeflector funcionam interceptando as ligações entre estes protocolos. Estes tipos de links estão dentro de elementos do Windows, como a pesquisa na Barra de Tarefas. Agora o Windows abre estas ligações no Edge mesmo com um navegador diferente definido por defeito.