Windows 11 Pro prepara-se para receber uma má notícia!

A maioria das pessoas prefere utilizar o sistema operativo Windows com contas locais. Cria-se a conta e já está. No entanto não é isso que vai acontecer no Windows 11 Pro e na realidade até é uma má notícia para muitos utilizadores. É que em breve este sistema operativo vai necessitar de uma ligação à Internet para se instalar e de uma conta Microsoft.

Windows 11 Pro prepara-se para receber uma má notícia!

A gigante de Redmond tem andado cheia de vontade de levar as pessoas a utilizarem uma conta Microsoft no Windows desde a versão 10. Esta é mais uma oportunidade de o fazerem e claro que não vai agradar a quem não gosta de depender do online.

De forma semelhante ao que acontece com o Windows 11 Home Edition, o Windows 11 Pro necessita agora de uma ligação à Internet durante o setup inicial revelou um insider. Mesmo que indique que o Windows é para utilização pessoal será necessária uma conta Microsoft.

A Microsoft já está a testar esta novidade nas builds mais recentes do Windows 11 e isto deve chegar à versão final do Windows 11 Pro nos próximo mês. Lembro que até aqui quem utiliza este sistema operativo conseguia evitar isto ao desligar o PC da Internet durante a fase de instalação e configuração. Desse modo era possível utilizá-lo com uma conta local.

Uma ideia que não é bem vista por muitos utilizadores

Muitas pessoas quer seja por questões de privacidade ou outras não pretendem utilizar uma conta Microsoft associada ao sistema operativo. Assim desligavam o PC da Internet quando o estavam a configurar.

Agora que nada disso é possível significa que o Windows 11 Pro vai mesmo necessitar de uma ligação à Internet.

Mas apesar desta novidade menos boa há outras interessantes a chegarem ao Windows 11.

O Windows 11 vai ficar muito mais parecido com a XBOX. Tudo porque a Microsoft está a trabalhar numa função de calibração de HDR para o DirectX no Windows muito semelhante ao que acontece com as consolas XBOX. A propósito disto a Microsoft anunciou que vai lançar uma app de calibração Windows HDR que vai permitir aos utilizadores calibrarem como deve ser os monitores HDR.

Windows 11 prepara-se para ficar mais parecido com a XBOX

A calibração do HDR é algo bastante importante porque os níveis de brilho não são iguais em todos os monitores. Dito isto, se o Windows não é capaz de detetar o brilho máximo e mínimo de um painel, acabamos por perder muitos detalhes nos jogos. É algo conhecido por clipping. Na prática significa que algumas cores podem tentar ir mais longe que os níveis de brilho máximos e mínimos que um monitor suporta e como tal deixam se ser bem visualizadas.

Windows 11 XBOX

A ferramenta de calibração para o Windows funciona de uma forma muito semelhante ao que acontece com a XBOX. Um teste vai determinar os detalhes que são possíveis ver com o monitor mais escuro e o outro com o monitor mais claro. Por fim, vai também tentar perceber qual é o brilho máximo do painel. Com esses três dados obtidos vai ser possível mostrar imagens com muito mais qualidade.

Quem já deu conta de problemas a jogar ou a ver outros conteúdos em monitores HDR então esta aplicação é um verdadeiro salva-vidas.

windows

Isto é algo que já se adivinhava desde a build Windows 11 build 22557 que foi a primeira a deixar uma pista neste sentido. Nas definições do ecrã apareceu uma referência à calibração de HDR mas que ainda não funciona.

Resta agora sabermos se esta app vai também estar disponível para o Windows 10 ou se será apenas exclusiva do Windows 11. Se tivesse de adivinhar e com a vontade que a Microsoft tem de empurrar o Windows 11 diria que seria exclusiva do novo sistema operativo.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também