O Windows 11 Preview chegou e rapidamente conquistou todas as atenções. É caso para dizer que se trata de uma verdadeira febre a julgar pelas pessoas que já instalaram a versão preview. Se é o seu caso e está a gostar então faz bem em continuar com o novo sistema operativo. No entanto, se não se está a dar assim tão bem com o Windows 11 não se preocupe porque pode voltar com facilidade para o Windows 10.
Windows 11 Preview: como voltar ao Windows 10 e não perder tudo
O processo de downgrade é muito simples se mudou para o Windows 11 nos últimos dez dias. No entanto, se já passou mais tempo, o processo é mais complicado. Isto porque vai ter de fazer uma instalação limpa do Windows 10 para se livrar do 11.
Como funciona o processo de downgrade dentro dos 10 dias
Como referi se passaram apenas 10 dias é tudo bastante mais simples. A função baseia-se na funcionalidade integrada de recuperação do Windows 11. Assim só temos de aceder a settings, depois update & security e por fim recovery. Isto funciona com a versão Preview.
Aí é só dar um clique no botão Go Back que está disponível em Previous version of Windows.
Depois o processo de restauro vai começar e tenha em atenção que terá de se lembrar da password que utilizava no Windows 10.
Já no sistema operativo anterior é boa ideia ir à opção do Windows Insider e ativar a função que impede que receba mais updates.
Infelizmente, depois de dez dias, esta opção deixa de estar disponível. Claro que pode voltar atrás, mas terá mesmo de fazer uma instalação limpa como eu referi acima. Assim terá de recorrer à ferramenta Media Creation Tool.
Escusado será dizer que este processo vai apagar todas as apps e definições. Ou seja, só conseguirá restaurar as coisas que estavam guardadas numa cópia de segurança.
Resumindo, se não está contente com a versão preview do Windows 11 pode voltar atrás, mas não deixe passar os dez dias.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!