Windows 11 Preview build 22489 já disponível mas calma…

A Microsoft lançou hoje o Windows 11 Insider Preview build 22489 para o canal Dev. Entretanto, não há grandes novidades. De facto, o canal beta até está a receber mais coisas que este. Por exemplo, quem subscreve as novidades beta já consegue testar as apps Android, enquanto que quem está no canal dev não. Tecnicamente deveria ser ao contrário. Seja como for, existem algumas coisas novas ainda que poucas.

Windows 11 Preview build 22489 já disponível mas calma…

A grande diferença é uma nova página de definições que mostra detalhes acerca da sua conta Microsoft. Para além disso estão disponíveis links que permitem gerir a sua conta com rapidez.

Considerando a falta de novidades, faz sentido continuar-se a subscrever o canal Dev?

Eventualmente não. O canal Dev acaba por disponibilizar versões mais instáveis e de facto, não há grandes coisas que estejamos a ganhar. É que até a nova página de definições só está disponível para alguns insiders.

Entretanto de resto vamos encontrar algumas alterações menores. A app Connect chama-se agora Wireless Display. Entretanto a função Apps & Features vai ser dividida em Apps Instaladas e Definições de Apps Avançadas. De facto, há poucos pontos de interesse.

No entanto se o Windows 11 22489 tem poucas novidades, há outro que chega com muitas.

O Windows 11 KB5006746 chegou com muitas correções de falhas e apesar de estar a passar meio despercebido a várias pessoas não deveria. Resolve muitos erros de ecrã azul, bugs no explorador de ficheiros e até melhora alguns aspetos visuais e animações. Sobretudo no que diz respeito ao Microsoft Chat na barra de tarefas. Para além disso, resolve os problemas com os processadores AMD.

A razão para esta atualização estar a passar despercebida a muitas pessoas é o facto de não estar incluída nos updates obrigatórios. Assim, está apenas nas atualizações opcionais. Seja como for vai acabar por chegar a todos os utilizadores. Isto no patch tuesday de Novembro.

Windows 11 KB5006746

Para começar o Windows 11 sofria de um bug que afetava o desempenho dos jogos e aplicações. Depois de uma semana de testes nos canais destinados a insiders este problema foi resolvido.

Quando verificar a existência de atualizações vai surgir uma que diz 2021-10 Atualização cumulativa para sistemas Windows 11 (KB5006746). Ora é mesmo esta que tem de fazer.

Entretanto o novo update corrige um problema que pode dar origem a erros de ecrã azul no arranque e foi resolvida uma situação que impedia o menu Iniciar de funcionar como deve ser.

Igualmente resolvido foi o bug com o explorador de ficheiros. 

A Microsoft, no Windows 11, resolveu substituir a faixa tradicional do Explorador de Ficheiros por uma barra de comando com ações rápidas. Dependendo do que escolhemos no explorador vemos coisas diferentes.

Através desta barra de comando podemos copiar, cortar, renomear, partilhar e apagar ficheiros selecionados ou pastas. Para além disso é possível mudar a visualização dos items. De facto, tem tudo o que precisamos para utilizarmos o explorador de ficheiros da melhor maneira. No entanto, vem com um bug inesperado que pode resultar num problema de memória.

É que a barra de comando faz cálculos desnecessários quando os utilizadores navegam por diferentes pastas, como refere o site Windows Latest. Ora isto leva a uma grande diminuição no desempenho.

Para além disso existem também bugs no menu de contexto. Agora isto também já está resolvido.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também