Windows 11: os widgets vão ficar mais populares do que nunca!

Uma das novas funcionalidades principais do Windows 11 é o painel de widgets. É através dele que acedemos às notícias da Microsoft, atualizações meteorológicas, Microsoft To Do, conteúdos da Microsoft Store e muito mais. Na prática são semelhantes aos widgets Android.

Windows 11: os widgets vão ficar mais populares do que nunca!

Os widgets têm como objetivo fornecer informações rapidamente. Entre elas temos clima, desporto, bolsa e muito mais. Entretanto podemos personalizar também este painel de widgets adicionando ou removendo funcionalidades.

No entanto há limites. Os widgets suportam atualmente apenas os da Microsoft e as opções são bastante limitadas, uma vez que só pode aceder a algumas apps. Fazem lembrar, na prática, aquilo que encontrávamos no Windows 7 e mesmo no Vista.

Windows 11 os widgets

No entanto, isto pode mudar em breve. O Windows 11 pode receber suporte para widgets de terceiros através da Microsoft Store ainda este ano. Aliás há uma referência no código que refere isto. “Descarregue novos widgets e atualizações de widgets na Microsoft Store”.

Assim, em teoria o suporte para widgets de terceiros vai chegar através da Microsoft Store, com a empresa a trazer de volta o que tínhamos no Windows Vista. No entanto, não será possível colocar widgets no ambiente de trabalho.

Seja como for, neste momento, o suporte da API para widgets de terceiros não está incluído no sistema operativo e até pode não existir qualquer suporte para isto na versão inicial do Sun Valley 2 (também conhecido como versão 22H2 do Windows 11).

Escusado será dizer que este suporte vai ajudar a popularizar muito mais os widgets do Windows 11.

Claro que este suporte para widgets externos pode mudar com base em alguns testes e no feedback dos utilizadores. No entanto, é pouco provável que esta função desapareça. Isto porque fontes familiarizadas com a Microsoft confirmaram que a empresa já está a testar alguns widgets de terceiros com um pequeno grupo de programadores, que poderão ser lançados ainda este ano.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também