Windows 11: O que vai realmente mudar? Tem noção?

O Windows 11 já foi oficialmente anunciado, e na verdade, já não falta assim tanto tempo até ser uma realidade no mercado, servindo de base para milhões de computadores. Mas tem alguma noção do que realmente mudar na grande aposta da Microsoft?

Afinal de contas, foi a própria Microsoft que há alguns anos afirmou que o Windows 10 seria o seu derradeiro Sistema Operativo, e que por isso mesmo, o iria atualizar virtualmente até ao infinito, para acabar com os lançamentos de novas versões de x em x anos.

No entanto, 6 anos depois do lançamento oficial do Windows 10, eis que temos a Microsoft a afirmar que está na altura de levar o SO para a nova geração. O que significa isto? Porquê esta mudança?

Windows 11: O que vai realmente mudar? Tem noção?

Portanto, comparar as diferenças de forma direta é difícil, mas é óbvio, até para o utilizador mais casual, que aquilo que mais mudou foi a interface gráfica, a maneira como interagimos com o sistema operativo, que parece agora bem mais moderna. Curiosamente, é uma interface muito parecida a sistemas operativos já existentes no mercado, como o macOS da Apple. Curiosamente, é aqui que começamos a perceber a estratégia da Microsoft.

Mas lá está, por vezes, a imitação é a melhor forma de lisonjeio. Porque verdade seja dita, a interface do Windows 11 parece estar bastante mais bem arrumada comparativamente às versões anteriores.

Além disto, temos também a adição de algumas funcionalidades chave, como o Multi-Desktop, e a implementação mais eficiente de Widgets. Coisas que já podemos encontrar noutros Sistemas Operativos. Mas talvez mais importante que tudo isto, é mesmo o suporte nativo a apps Android! Sim, pode instalar e executar apps Android no seu Windows Desktop sem precisar de emuladores como o Bluestacks. (No entanto, tudo vai ser feito através da Amazon Store, e não da Google Play Store).

Curiosamente, algumas das mudanças que o Windows 11 traz para cima da mesa, não são bem mudanças. Visto que até já existem em SOs rivais, e até em versões anteriores do SO da Microsoft.

Na verdade, o Windows 11 parece ser um aproveitamento de muitas pequenas decisões e experiências da Microsoft para lançar um SO completamente novo, de cara lavada, que na verdade não é assim tão novo quanto isso. Aliás, é inegável que isto é um aproveitamento do tempo de desenvolvimento ‘gasto’ no Windows 10X.

Entretanto, obviamente que também temos algumas melhorias debaixo do capô, para melhoria do desempenho e eficiência das nossas máquinas computacionais, como um novo scheduler capaz de aproveitar o novo design big.LITTLE da Intel. Mas isto são coisas que poderiam muito bem ser implementadas no Windows 10 sem grandes problemas.

Mas isto não é mau! O facto de o Windows 11 ter muitas ideias do passado não é negativo, é positivo! Pois a sua implementação será muito superior desta vez. Agora resta esperar para perceber se o Windows 11 vai ser um sucesso, ou se mais vale esperar pelo 12.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também