A Microsoft está (finalmente!) a preparar um novo Menu Iniciar para o Windows 11, e ainda bem. É que o Menu Iniciar é icónico para todos nós, mas desde as primeiras mudanças mais a sério que se tornou em algo “pouco confortável” à vista. Dito tudo isto, há uma novidade que muitos vão aplaudir de pé! Vais poder desligar as sugestões irritantes que aparecem sempre que abres o menu.
Além disso, o design vai mudar ligeiramente, com um layout maior e mais limpo, onde tudo fica visível numa só página.
Ou seja, menos cliques, menos confusão, mais foco. Tudo boas notícias.
Novo Menu Iniciar: tudo num só ecrã!
Segundo o leaker @phantomofearth, o novo Menu já está escondido nas versões Dev e Beta do Windows 11. Dito tudo isto, a estrutura abandona a divisão entre “Aplicações Fixas” e “Recomendações”, juntando tudo num único ecrã. Agora tens:
- As apps fixas e recomendações em cima
- A lista completa de apps (All Apps) logo abaixo
- E a possibilidade de navegar tudo com scroll, sem precisar de clicar em “Todos”
Mais simples, mais fluído, e na minha opinião, mais em linha com aquilo que tínhamos nos antigamentes..
Podes desligar as sugestões!
O grande problema do menu iniciar está no facto de ter demasiada coisa a encher só porque sim. Mas isso vai terminar., Chega de ver ficheiros que usaste há dias ou apps que nunca pediste ali metidas à força.
Assim, com o novo sistema, vais poder ir a:
Definições > Personalização > Início, e desligar a opção “Mostrar ficheiros recomendados no Início, ficheiros recentes no Explorador e itens nas Jump Lists”.
Mas há um detalhe a ter em conta: ao desativar isto, também desligas os ficheiros recentes no Explorador de Ficheiros. Ou seja, perdes uma funcionalidade útil em troca de paz mental no Menu Iniciar.
Esperemos que a Microsoft corrija isto na versão final, desligando as duas coisas de forma separada.
Quando chega?
Ainda não há data oficial, mas como a novidade já está nos canais de pré-visualização, é provável que chegue ainda este ano a todos os utilizadores. A Microsoft ainda não fez o anúncio público, mas já está claro que vem aí uma pequena revolução visual.
Não esquecer que o Windows 11 também vai receber um novo modo focado no gaming. Por isso, é esperado que as coisas mudem para melhor no mundo do SO da Microsoft.