Agora que o Windows 11 foi lançado e está disponÃvel para todos eis que começam a surgir os inevitáveis bugs. Isto mesmo apesar de todo o cuidado que a Microsoft teve e dos incansáveis relatos dos Insiders. No entanto, as queixas não estão a cair em saco roto e como tal a gigante de Redmond está atenta e já está a investigar problemas no Windows 11 que estão a incomodar e muito os utilizadores!
Windows 11: estes problemas estão a arrasar os utilizadores!
Migrar para o Windows 11 pode deixar o aspeto do Windows 10 ativo
Um dos problemas mais irritantes para os utilizadores como refere o site BleepingComputer está relacionado com a barra de tarefas. De facto quando algumas pessoas estão a passar para o Windows 11 acabam por ficar com a barra de tarefas do Windows 10 como relata o site BleepingComputer. De facto, não devia ser assim, mas também não é a coisa pior do mundo.
No entanto não é só a barra a revelar problemas. É que em alguns casos as pessoas ficam com uma espécie de sistema hÃbrido entre o Windows 10 e o Windows 11.
Numa publicação no Reddit, um utilizador partilhou uma imagem do Windows 11 que revela que o novo sistema operativo continuou a utilizar a barra de tarefas do Windows 10 mas o menu Inicial já não funciona.
Pouco depois de escreverem sobre o assunto, outros utilizadores do Reddit comentaram que também estão a assistir a comportamentos semelhantes.
É possÃvel resolver?Â
Bem, alguns utilizadores tentaram desinstalar a mais recente atualização cumulativa para o Windows 11 e isto resultou em algumas situações. Outros foram forçados a criar um novo perfil de utilizador para corrigir o problema. No entanto, depois é preciso copiar os dados para o novo perfil e reinstalar algumas aplicações.
Considerando que o novo perfil está a resolver o problema, pode ser uma corrupção no Registo ou algo parecido.
Apesar disto ser uma situação chata, sobretudo porque o menu iniciar deixa de funcionar, algumas pessoas conseguem ver isto com bons olhos. É que afinal de contas preferem a barra do Windows 10 e como tal a falha no upgrade é quase um revivalismo.
Resta-nos agora esperar que a Microsoft corrija este problema no upgrade, o que deverá acontecer muito brevemente e até quem sabe já na próxima terça-feira.
Menu Iniciar não abre
As pessoas estão a relatar que o Menu Iniciar não funciona depois de se atualizar para o Windows 11. Quando tentam usá-lo, simplesmente não abre ou congela. Tal como o problema da barra de tarefas acima, a Microsoft não reconheceu publicamente este bug ou forneceu uma correção, mas está a analisá-lo.
Perda de desempenho com os processadores AMD
A AMD apontou para dois problemas distintos nos processadores AMD. O primeiro está relacionado com a latência na cache L3 do processadores, que é três vezes maior no Windows 11. Isto afeta sobretudo as aplicações que dependem do tempo de acesso ao subsistema de memória como alguns tÃtulos famosos de eSports. A AMD fala de perdas de 15% em jogos muito especÃficos. No entanto na maioria dos casos as perdas de desempenho podem situar-se entre os 3 e 5%.
Para este caso teremos uma correção ainda este mês. À partida deve chegar na patch Tuesday da próxima semana. Este será o primeiro update cumulativo para o Windows 11 desde que foi lançado. Assim devemos assistir a uma enorme correção de bugs.
O outro problema está relacionado com a funcionalidade de cores preferidos e isto é fácil de explicar. Os processadores são constituÃdo por vários núcleos. Atualmente e na maioria dos casos temos oito. Deles, há uns mais rápidos e outros mais eficientes em termos energéticos. Ou seja, são um pouco mais lentos mas também gastam menos. O problema é que no Windows 11 a distribuição de tarefas não funciona muito bem. Assim tudo chega apenas aos núcleos mais rápidos. Embora inicialmente possamos pensar que isto é bom porque as tarefas serão feitas mais rapidamente, vai congestionar este núcleos ao mesmo tempo que deixam os outros livres. É a mesma coisa que podermos dividir uma tarefa por 8 pessoas, mas só duas é que trabalham. O impacto no desempenho não foi revelado.
Seja como for também há uma correção a caminho para resolver este problema. A AMD diz que vai chegar através de um update de software. Ou seja, não através de um update do Windows.
Mensagem errada que não permite a instalação
Alguns utilizadores estão a ver uma mensagem a indicar: “Este PC não cumpre atualmente todos os requisitos do sistema para o Windows 11” na página do Windows Update, mesmo que o hardware seja compatÃvel.
O que é frustrante é que quando os utilizadores executam o PC Health Check, é-lhes dito que o seu hardware é compatÃvel e que funciona bem com o Windows 11.
Em última análise, não existe uma forma de contornar este erro sem utilizar um script de bypass de hardware do Windows 11 concebido para permitir a instalação de hardware incompatÃvel com o novo sistema operativo. No entanto, nunca é a melhor solução.
Explorador de Ficheiros
O novo explorador de ficheiros está a causar uma utilização extrema de memória. Como resultado disso, todo o computador sofre. Isto afeta inclusivamente o desempenho nos jogos causando perdas de performance.
As queixas estão a surgir em vários fóruns e também no Reddit e a causa parece estar mesmo no último update para o Explorador.
De facto, o processo listado como explorer.exe no gestor de tarefas está a levar a picos entre os 70 e os 99%. Entretanto e na maioria dos casos este processo está sempre ativo e a utilizar o processador ao máximo.
Escusado será dizer que isto acaba por ter também muito impacto na bateria dos portáteis. Especialmente sempre que abrimos o explorador de ficheiros.
O que é mais irritante neste problema é que os Insiders reportaram-no antes do lançamento da versão final do Windows. Ainda assim ele manteve-se.
Seja como for a Microsoft já preparou uma correção para este problema. Dito isto, ela deve chegar na próxima semana, eventualmente na Patch Tuesday. De facto, esta correção até já está disponÃvel. No entanto, é apenas para pessoas que estão registadas como insiders e subscreveram o canal Dev.
Considerando que esta correção até já está a ser testada a partir da próxima semana já não devemos ter quaisquer problemas.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!