Windows 11: já pode voltar ao menu de contexto do Windows 10

O Windows 11 simplificou e muito o menu de contexto tornando-o menos denso. Assim removeu muitas opções que colocou num sub-menu chamado mostrar mais opções. No entanto, nem todas as pessoas gostaram disto e algumas andam mesmo desesperadas por voltarem a colocar as coisas como eram. Se é o seu caso então temos boas notícias! É que há duas formas de se fazer. Ou através do registou ou via uma pequena aplicação.

Windows 11: já pode voltar ao menu de contexto do Windows 10

Assim é possível restaurar o menu de contexto anterior do Windows 10 ao definir a seguinte chave de registo e ao reiniciar o explorador de ficheiros.

[HKEY_CURRENT_USER\Software\Classes\CLSID\{86ca1aa0-34aa-4e8b-a509-50c905bae2a2}\InprocServer32] @=””

Entretanto temos também o Windows 11 Classic Context Menu v1.0 que foi desenvolvido pela Sordum e que automatiza a tarefa e faz tudo com apenas um único clique.

De facto é uma app muito pequena e que tem suporte para a linha de comando.

A versão 1.0 pode ser descarregada aqui.

Para além de podermos alterar o menu de contexto também é possível alterar muito mais coisas com outras aplicações.

O menu Iniciar é talvez o aspeto mais controverso do design do Windows 11. A Microsoft afastou-se dos mosaicos ao vivo e removeu várias opções de personalização no menu Iniciar. No entanto pode trazer de volta a maioria das coisas com o Start11. Para além disso uma futura atualização trará mesmo a opção de arrastar a barra de tarefas para o topo ou para os lados do ecrã. Custa 5.99 Euros. Mais informações aqui.

RoundedTB

Esta aplicação permite-lhe personalizar a barra de tarefas do Windows 11. Com ele, pode arredondar os cantos da barra de tarefas, dividir a barra em segmentos e adicionar margens. A aplicação também pode fazer com que a barra de tarefas do Windows 11 atue como uma doca flutuante.

Está disponível na loja da Microsoft.

Windows 11 personalizar tudo

Lively Wallpaper

Com esta aplicação, pode definir GIFs, vídeos e páginas web como ambiente de trabalho do seu PC. Foi recentemente atualizado para suportar o Windows 11, pelo que deverá funcionar bem com o novo sistema operativo da Microsoft. Está disponível aqui.

Files

O Explorador de Ficheiros nativo recebeu uma pequena atualização para o Windows 11 mas não é assim tão diferente. O Files é um gestor de ficheiros de terceiros com um design moderno. Funciona bem com o toque ou um rato e teclado. Recentemente recebeu uma grande atualização antes do Windows 11.

Windows 11 personalizar tudo

StartIsBack: outras das apps para personalizar tudo no Windows 11

A versão preview do StartIsBack é grátis, pelo menos para já, e inclui funções muito interessantes. Dito isto, temos um design clássico para a barra de ferramentas com a opção de a tornar parecida com o Windows 10 ou o Windows 7. Mas podemos fazer mais coisas, inclusive no Explorador de Ficheiros. Dito isto, é possível substituir a nova interface do Windows 11 pela faixa que estava no Windows 10 e Windows 7.

Windows menu iniciar 10

Mas claro que o foco é mesmo no menu Iniciar. Assim com o StartIsBack ficamos com um menu iniciar clássico que funciona de forma semelhante ao que acontecia no Windows 7. Mas ainda vai mais longe. É possível optarmos ou não por cantos redondos como no Windows 11, ou mais afiados como no Windows 10. Também é possível colocarmos tudo igual ao Windows 7. Ao mesmo tempo podemos personalizar as cores.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também