A Microsoft anunciou a funcionalidade Auto Color Management para o Windows 11 no final de 2022. Na altura a actualização trouxe uma gestão de cores ao nÃvel do sistema operativo acelerada por hardware. Tudo para seleccionar e fornecer uma gama dinâmica de cores standard (SDR) com cores precisas e consistentes em cada aplicação e também em todo o sistema operativo. Agora a Microsoft está a preparar-se para expandir a funcionalidade e trazer o ACM a todos os monitores suportados. Dito de outro modo quem tem o Windows 11 fica com melhor cor no monitor!
Quem tem o Windows 11 fica com melhor cor no monitor!
Sem o ACM, o Desktop Windows Manager (DWM) restringe as aplicações para produzirem a imagem com apenas 8 bits por canal, mesmo em monitores com maior profundidade de cor. Com a nova funcionalidade Auto Color Management, o DWM elimina quaisquer problemas que possam existir e assegura que todas as aplicações conseguem aceder a uma precisão de 10-16 bits. De facto, o ACM proporciona melhorias de cor mesmo em monitores com apenas 8 bits de profundidade de cor com diferentes técnicas, tais como o dithering.
Este novidade que envolve a gestão automática de cor já está a ser lançada para os Windows Insiders no Canal Dev com a build 25309. É verdade que até já tinha aparecido em versões anteriores mas como uma caracterÃstica oculta. Pode activar a funcionalidade através de Sistema > Visualização > Visualização avançada e ativando a opção Gestão automática de cor para aplicações.
No entanto há uma questão importante que tem de ter em conta. Ativar o ACM pode resultar num maior consumo de energia. Isto levar a mais calor e ruÃdo e também reduzir a duração da bateria.
As melhorias na gestão da cor irão funcionar na maioria dos monitores, incluindo ecrãs sRGB normais de 8 bits. No entanto, para melhores resultados, a Microsoft recomenda o uso de um ecrã com uma gama de cores mais ampla do que sRGB ou uma profundidade opcional de 10 bits. Além disso, o seu computador deve satisfazer alguns requisitos especÃficos.
Assim deve ter uma placa gráfica NVIDIA GTX 10 ou superior, AMD RX 400 ou superior e Intel DG1 ou superior dependendo do fabricante.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!