Como utilizador do Windows 11, tem muitas opções para libertar espaço no disco. Aplicações desnecessárias, ficheiros temporários do Windows Update e outros conteúdos multimédia podem ocupar uma grande parte do seu disco rígido. Assim é mesmo importante garantir alguma capacidade. É que o espaço de armazenamento limitado impede-o de descarregar o software necessário e atrasa o seu PC. Se chegou ao limite de espaço vamos dizer-lhe como pode resolver o problema.
Windows 11: como libertar espaço no disco em minutos
Apague ficheiros de instalações anteriores do Windows
Em primeiro lugar temos de ir à pesquisa e aí começamos a escrever armazenamento ou então recomendações de limpeza. Depois do lado direito é só darmos um clique em Abrir como mostra a imagem abaixo.
Agora vai surgir uma janela que mostra o estado do nosso disco. Chamo uma especial atenção para a secção de ficheiros temporários.
Agora aí procure pela secção recomendações de limpeza. Podemos ver, por exemplo, na imagem abaixo que podemos recuperar até 5GB de armazenamento.
Mais especificamente e quando carregamos nessa opção vemos de forma mais específica aquilo que está a ocupar espaço. Assim podemos limpar a instalação anterior do Windows, as transferências e o que está na reciclagem.
Claro que ainda podemos ver outras informações como os ficheiros grandes ou não utilizados e as aplicações não utilizadas.
Seja como for o que é mais importante aqui é a primeira parte. Se não pensa em voltar para o Windows 10 então comece por limpar as instalações anteriores do Windows. Afinal temos 6G ocupados. O mesmo com as transferências e reciclagens. Ganhamos quase 9GB de espaço.
No entanto se estiver mesmo aflito podemos dar uma volta pelas outras secções.
Com tudo selecionado é só darmos um clique na opção Limpar.
Depois vai surgir uma janela a alterar que os ficheiros selecionados e os respetivos dados serão eliminados de forma permanente. Aí é só darmos um clique em Continuar.
O processo será iniciado e podemos acompanhar o processo na janela de recomendações de limpeza. Entretanto podemos continuar a fazer as coisas no Windows.
Elimine permanentemente o que está no lixo
Sempre que eliminar um ficheiro do seu Ambiente de Trabalho ou de qualquer outra pasta, ele não é permanentemente eliminado. Está guardado dentro da pasta “Reciclar”, para que possa recuperá-la se necessário. Com o passar do tempo o Caixote do Lixo pode tornar-se no centro de muitos ficheiros apagados de que já não precisa. Para libertar o espaço corretamente, terá de apagar permanentemente o conteúdo do Caixote do Lixo.
Assim clique com o botão direito do rato por cima de reciclagem e escolha a opção esvaziar reciclagem.
Apague ficheiros temporários
Para remover os ficheiros temporários tem de ir a uma secção onde já esteve anteriormente.
Em primeiro lugar temos de ir à pesquisa e aí começamos a escrever armazenamento ou então recomendações de limpeza. Depois do lado direito é só darmos um clique em Abrir como mostra a imagem abaixo.
Agora vai surgir uma janela que mostra o estado do nosso disco. Chamo uma especial atenção para a secção de ficheiros temporários.
Clique nessa secção e escolha tudo aquilo que pretende remover. Depois é só dar um clique em Remover ficheiros.
Remova apps desnecessárias
Vá às definições e depois a Aplicações. Aí escolha aplicações instaladas.
Agora é só remover aquilo de que não necessita.
Desta forma vai ficar com muito mais espaço de armazenamento disponível no seu computador.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!