O Windows 11 KB5019980 chegou recentemente a vários utilizadores que estão fora do programa beta e veio com algumas alterações. Umas são interessantes já que temos o suporte para separadores no explorador de ficheiros, uma coisa que pode ser bastante útil em determinadas ocasiões. No entanto, veio com uma coisa que não vai agradar a todos os utilizadores. Aliás é caso para dizer que o Windows 11 KB5019980 fez uma alteração estranha.
Windows 11 KB5019980 fez uma alteração estranha!
Para começar, o KB5019980 é uma atualização de segurança obrigatória publicada no âmbito do ciclo Patch Tuesday de novembro de 2022. Por outras palavras, é descarregado e instalado automaticamente, a menos que faça uma pausa manual das atualizações. Aliás é provável que já tenha a atualização aplicada ao seu sistema e tenha dado conta de algumas coisas. Uma delas e que dá bem nas vistas não está documentada e acabar por ser algo estranha.
Até aqui o menu da Windows 11 tinha-se aproximado muito do que podemos encontrar nos Mac, a começar logo pelos ícones centrados e pela doca transparente. No entanto, talvez a Microsoft se tenha resolvido afastar um pouco desse conceito e resolveu colocar uma caixa junto ao menu Iniciar com a Pesquisa. Lembro que até aqui tínhamos uma lupa. Sinceramente não percebo o objetivo.
Uma lupa por si só é algo bastante explicativo. Todos sabíamos que corresponde à pesquisa. Agora esta substituição por um botão mais largo é que não percebo.
Se a Microsoft fez esta alteração então tinha sido mais inteligente aproveitar esse botão que mais parece uma caixa para nos permitir introduzir logo texto. Assim estaria a reduzir um passo. Agora isto não passou de uma alteração estética que não cumpre nenhum outro propósito.
Mas no Twitter as reações também surgiram muito rapidamente. Isto porque este botão acaba por tirar algum espaço à barra de tarefas. Se virmos bem daria para acomodar dois ou três ícones.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!