Se existe uma tecnologia que tem vindo a evoluir a olhos vistos ao longo dos anos, é sem dúvida o USB! É cada vez mais a forma universal de conectar um qualquer aparelho a outro dispositivo, e claro, cada vez mais a forma universal de alimentar tecnologia moderna.
Já tivemos vários formatos, várias velocidades, e pelos vistos, a evolução continua a marcar presença no simples mas ainda tão necessário cabo.
Windows 11 já suporta USB4 2.0! (80 Gbps)
Portanto, apesar do facto de a especificação já ter sido lançada de forma oficial há qualquer coisa como 1 ano, ainda não existem muitos aparelhos a suportar ligações USB 4 no mercado. Ainda assim, a equipa responsável pelo desenvolvimento do Windows 11 decidiu acrescentar o suporte à tecnologia no sistema operativo mais popular do planeta, e o que provavelmente também indica que existem algumas preparações para suportar Thunderbolt 5 dentro de muito em breve.
Assim, com a última atualização pública, o Windows 11 ganhou suporte a conexões USB a 80 Gbps, ou seja, tem suporte ao mais recente USB4 2.0. Esta atualização chegou com a versão 22621.3235 e 22631.3235, que deve chegar aos computadores dos utilizadores ainda durante esta semana.
USB4 2.0 passou a ser uma realidade no final de 2022. Mas, ainda não existem produtos no mercado com suporte à tecnologia.
Esta é uma tecnologia que pode possibilitar a massificação de placas add-in, ou dock stations, oferecendo muito mais funcionalidades a máquinas portáteis. Porém, a realidade é que a versão 1.0 do USB 4.0 só começou a ser adotada no final do ano passado. Ainda temos muito que esperar.
Além disto, temos também suporte ao Wi-Fi 7 na versão de teste do Windows 11 (Canary). Uma nova versão da tecnologia de conectividade sem fios que vai permitir ligações 4x mais rápidas face ao Wi-Fi 6. (Porém, também ainda não existem muitos aparelhos capazes de suportar as novas velocidades no mercado.)
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!