A área de transferência é das melhores funções que está presente em qualquer sistema operativo. Na prática porque logo à partida torna possível a função de copiar e colar. Sem ela muitas tarefas seriam bem mais complicadas. Dito isto, o próximo update para o Windows 11 que também é conhecido por versão 22H2 ou Sun Valley 2, chega com uma área de transferência inteligente ou se preferir o Smart Clipboard. Na prática vai garantir uma nova forma de colar conteúdos entre apps e de facto pode ser uma das grandes alterações no Windows 11!
Windows 11: esta pode ser uma das grandes alterações!
Neste momento, o Windows 11 chega com a função de histórico para a área de transferência. É algo que dá mesmo muito jeito. Isto porque nos permite ver o que copiámos e colámos antes e quando menos esperamos podemos voltar a precisar dessa informação. Assim podemos gerir texto, conteúdos multimedia, emojis e GIFs. Mas com a transferência inteligente ou o Smart Clipboard a Microsoft quer adicionar apps a isto.
Ainda não se sabe muito. No entanto, esta função não estará ligada ao painel atual da área de transferência. Assim terá o seu próprio atalho de teclado. Para além disso será possível geri-lo através das definições. Entretanto o novo painel estará ligado a outro chamado acções inteligentes.
Embora sem grandes explicações foi revelado que com o Smart Clipboard e as Smart Actions, seremos capazes de copiar e colar conteúdos elaborados diretamente em apps como o Outlook.
Esta pode ser uma das grandes alterações no Windows 11 como refere o site WindowsLatest.
Olhando para o conteúdo copiado, o Windows 11 vai sugerir apps para executar acções. Por exemplo, se copiarmos um endereço de email, o Windows 11 vai recomendar a app de Outlook.Entretanto podemos dar um clique na acção sugerida para colar o conteúdo nesta aplicação.
As provas disto já estão as últimas versões preview do Windows como já revelaram as flags abaixo:
ShowSmartInstallAppRecommendation.
SmartClipboardBackoffProfile
SmartClipboardBackoffThreshold
SmartClipboardUX
SmartPrint
SmartSignalRegistration
Todas estas acções serão feitas com a ajuda da inteligência artificial.
Neste momento ainda não se sabe quando é que esta função vai estar disponível. No entanto pode chegar em Abril de 2022.
Nesta mesma altura e para além de falarmos do Windows 11, a Microsoft deve apresentar novas funções de produtividade, segurança e outras funcionalidades.
Para além das funções que referi acima, há outras novidades interessantes a caminho do Windows 11. Assim teremos 13 novos tempos para painéis de entrada como a área de transferência, entrada de texto e escrita por voz.
Para além de tudo isto também teremos a possibilidade de personalizar os nossos próprios temas.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!