Encriptação pode ser importante caso tenha dados muito importantes na sua máquina, mas… Será mais importante que o potencial de performance do seu computador? É esta a questão que vai ter de fazer a si mesmo a partir de agora.
Windows 11: Encriptação mete o seu SSD até 50% mais lento
Portanto, caso não saiba, o Windows 11 chegou ao mercado com uma funcionalidade de segurança extremamente interessante para a segurança dos seus dados, mas ao mesmo tempo incrivelmente limitativa para a velocidade do seu armazenamento, especialmente se gosta de usar SSDs super rápidos.
É uma funcionalidade que está ativa por defeito, e como tal, cabe a si perceber se a quer utilizar ou não. Ou melhor, se quer mais segurança, ou se prefere ter acesso a todas as gotas de performance que o seu SSD tem para oferecer.
Estamos a falar da Encriptação BitLocker presente no Windows 11 Pro, que claro está, foi desenhado para salvaguardar os dados dos utilizadores, ao garantir que são acedidos apenas e só por individuos autorizados.
Pois bem, o portal Tom’s Hardware decidiu fazer alguns testes, tendo como base um SSD Samsung 990 Pro (4TB) no Windows 11 Pro (22H2), montado num PC baseado num CPU Intel Core i9-12900K e 32GB de memória DDR4. A velocidade de escrita aleatória do SSD caiu 45%, enquanto em utilizações mais normais caiu cerca de 20%.
Dito isto, existem 3 maneiras de utilizar o seu SSD num ambiente Windows 11 Pro. Sem encriptação, com encriptação, e com encriptação com a ajuda de hardware (CPU).
Se quer encriptação, deve ir pelo caminho da funcionalidade com a ajuda do hardware, porque a performance é extremamente similar ao uso sem qualquer tipo de encriptação. Porém, tem de garantir que o seu CPU é poderoso o suficiente.
Mas… Vamos ser muito honestos… É assim tão importante para um utilizador comum encriptar os dados presentes no disco? Talvez seja só mais simples… Desligar a funcionalidade.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!