Quantas vezes quis desligar o PC, ou reiniciar, e levou com a informação de que existia uma atualização programada que já não pode ser cancelada? É aquele momento extremamente irritante do dia, em que todos os seus planos são adiados, para dar qualquer coisa como 5~10 minutos à Microsoft.
De forma muito resumida, as atualização são obviamente necessárias para manter os níveis de performance e segurança de qualquer sistema computacional, mas… as atualizações do Windows… Parecem aparecer sempre no pior momento possível!
Bem, a Microsoft sabe disso melhor que ninguém, e como tal, está disposta a ir de encontro aos níveis de exigências dos consumidores/utilizadores.
Windows 11 vai eliminar a parte mais chata das atualizações!
Portanto, as atualizações não vão acabar, como é óbvio!
O que vai acontecer no Windows 11, e próximas versões do Sistema Operativo, é a adoção de um sistema de atualizações que por acaso até já existe nas consolas Xbox. Estamos a falar do “Hot Patching”, que apesar de obrigar à ativação de segurança baseada em virtualização, o que por sua vez acaba por ter um impacto na performance, é obviamente a forma mais simples, mais rápida, e mais segura de atualizar um sistema operativo.
Vale a pena salientar que isto ainda não está disponível para os utilizadores no geral. Porém, já está em testes, mais concretamente para as atualizações de segurança.
O que é o “Hot Patch”?
O “hot patch” ou “correção a quente” no nosso incrível Português, funciona através da correção do código em memória dos processos em execução, isto sem a necessidade de terminar ou reiniciar o processo.
Vantagens?
Apesar do seu peso em termos de recursos computacionais, ser possível atualizar sem reiniciar a máquina significa que muitos utilizadores não se vão sentir tentados a adiar atualizações, além disso, acaba também por melhorar a produtividade ao oferecer mais tempo à frente do ecrã sem pausas.
Isto é extremamente importante numa altura em que a Microsoft lança atualizações de segurança todas as semanas, por vezes até mais do que uma vez por semana.
Porém, como já deve ter percebido, isto não vai eliminar por completo o lado negativo de ter de desligar ou reiniciar o seu PC. Mas, vai ser algo que apenas terá de fazer uma vez por mês, ou de 2 em 2 meses. Esta atualização vai fazer parte do pacote 24H2, que muitos rumores afirmavam ser o Windows 12 em vez de uma gigantesca atualização. (Chega na segunda metade de 2024).
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!