Windows 11: Microsoft vai tomar uma decisão muito difícil!

É verdade que o Windows 10 é um sistema operativo que pode estar a ficar “envelhecido”. No entanto, as estatísticas mais recentes revelam que está a crescer a uma taxa mais rápida do que o Windows 11. Isto acaba por ser estranho mas pode haver uma boa razão para isto. É por tudo isto que a Microsoft vai tomar uma decisão muito difícil em relação ao Windows 11.

Windows 11: Microsoft vai tomar uma decisão muito difícil!

O Windows 10 já não é o sistema operativo principal da Microsoft. No entanto, isso não parece estar a afetar a sua popularidade. As novas estatísticas da plataforma de publicidade AdDuplex revelaram que os números de utilizadores do Windows 10 estão a crescer a uma taxa mais rápida do que o novo Sistema operativo Windows 11. Durante este mês, o Windows 10 conseguiu expandir o número de pessoas que o utilizavam em mais de 6%. Entretanto, o Windows 11 cresceu menos de 0,4%. As coisas pioraram ainda mais em março. De facto, nesse mês este sistema operativo recebeu apenas mais 0,2% de utilizadores.

Windows 11 decisão
Fonte: ADDUPLEX

O Windows 11 tem agora uma quota de mercado de cerca de 19%. É verdade que por um lado é bastante impressionante tendo em conta que o sistema operativo só foi lançado em outubro do ano passado.

No entanto o que preocupa a  Microsoft é a taxa de adoção estagnou e tudo isto devido ao novo hardware que é necessário para este sistema operativo funcionar.

Isto significa que alguns utilizadores podem não conseguir fazer o upgrade do Windows 10 até comprarem um novo PC e isso está claramente a afastar muitas pessoas.

Requisitos muito específicos para o novo sistema operativo

O Windows 11 tem requisitos bastante específicos. O maior problema nem são o processador rápido de 64 bits, 8GB de RAM, 64GB ou armazenamento maior, ou um ecrã HD de 720p. A questão é que o Windows 11 não vai funcionar em qualquer processador anterior a um Intel de oitava geração ou um AMD Ryzen 2000.

Para tornar as coisas ainda mais confusas, os PCs também precisam de algo chamado chip TPM (Trusted Platform Module) para funcionar. Isto torna as coisas mais seguras no funcionamento do sistema operativo.

No entanto com toda esta estagnação a Microsoft vai ter de tomar uma decisão muito difícil. Ou abandona estes requisitos todos ou vai ter de esperar muito tempo até as pessoas passarem para o novo sistema operativo. O que acha que vai acontecer?

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também