A Microsoft está a apostar forte e feio em funcionalidades baseadas em Inteligência Artificial, o que faz todo o sentido, visto que o mundo da computação vai mudar a bom mudar nos próximos anos, e como tal, o Windows não pode ficar para trás. Porém, como tudo na vida, nem tudo o que reluz é ouro… Por isso, há coisas que por vezes têm de ser canceladas, ou repensadas.
O Recall do Windows 11 está a passar por uma fase complicada. Visto que após ter sido assinalado como uma das grandes novidades, está agora prestes a ser removido, ou pelo menos bastante modificado.
Windows 11 com IA é giro. Mas já está a dar barraca!
Portanto, a ideia do Recall é muito gira e interessante. Ou seja, oferecia ao utilizador a capacidade de encontrar qualquer coisa no seu computador, com uma facilidade incrível. Porém, também é uma funcionalidade que implica dar acesso a tudo o que está a acontecer, a esta mesma IA.
A inteligência artificial, qualquer inteligência artificial, tem de ter acesso aos seus dados, para realmenter ter algum tipo de impacto no seu dia-a-dia. Isto é algo que os utilizadores vão ter de lidar e compreender. Porém, da forma como a Microsoft criou o Recall, ao fazer com que o Windows 11 tirasse capturas de ecrã de tudo o que faz e acontece… Assustou os utilizadores!
Aliás, o Recall suscitou preocupações de segurança, isto mesmo antes de alguns piratas informáticos terem conseguido provar que é possível extrair informações do Recall de um qualquer PC com Windows 11 AI.
Por isso, a Microsoft anunciou algumas grandes mudanças na forma como o Recall vai funcionar nos PCs Copilot Plus em resposta às críticas e experiências dos utilizadores. Entre as (muitas) correções, a Microsoft apresentou a capacidade de optar por sair do Recall a partir do momento em que configuram um novo PC com Windows 11 AI. Mas, recentemente, a coisa ficou ainda mais negra para a funcionalidade… O Recall vai voltar para a mesa dos engenheiros de software, para ser repensado.
Mas a Microsoft mudou seus planos novamente. A partir de quinta-feira, você não deve esperar o Recall em nenhum PC com Windows 11 Copilot Plus que possa comprar em breve.
Ou seja, em vez de ser uma das funcionalidades mais interessantes… O Recall acaba por ser um dos maiores falhanços no meio desta loucura do IA de 2024.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!