Caso não saiba, a Microsoft está a planear introduzir o seu novo Copilot na próxima grande atualização do Windows 11. O que é o Copilot? De forma muito resumida, é um serviço baseado em IA capaz de introduzir várias novas funcionalidades avançadas no sistema operativo, isto mesmo tendo em conta que algumas delas trazem problemas de ansiedade para utilizadores preocupados com eventuais quebras de privacidade.
Porém, existem outros problemas além desse. É que o Copilot vem carregadinho de anúncios! Sim, o Windows 11 vai voltar a carregar nesta tecla. Será que desta vez passa?
Windows 11: Chegou a revolução IA! Mas veio com anúncios
Portanto, o Microsoft Copilot é o novo serviço de IA integrado no Windows 11 23H2. É uma espécie de substituto de luxo para a Cortana, sendo um verdadeiro companheiro de trabalho, ou de lazer, para o nosso dia-a-dia. Aliás, a própria Microsoft descreveu o Copilot como o “companheiro diário de IA” dos utilizadores do Windows – um serviço que unificará todas as capacidades de IA anteriormente introduzidas pela empresa no ambiente de trabalho familiar do Windows.
Dito isto, os utilizadores podem consultar o Copilot graças a um novo ícone da barra de tarefas e através de uma barra lateral dedicada. O assistente pode mesmo ativar ou desativar algumas funcionalidades do sistema operativo. Um novo atalho de teclado (Win+C) ativa o serviço de IA.
Porém, como deve imaginar, um serviço baseado em IA precisa de ter ligação à Internet.
Como acontece com a maioria dos sistemas de IA atuais, o processamento de tarefas exige muita potência computacional. O que pode parecer um uso indevido de recursos… Afinal, até para ativar o Modo Escuro no Windows, pelo copilot, o mesmo terá de aceder aos servidores da Microsoft para processar o pedido. Algo que pode fazer com 3 ou 4 cliques do rato.
Infelizmente, além de tudo o que já foi tido, a situação piora um pouco mais!
Quem já instalou a atualização prévia do Windows 11 23H2 já começou a levar com anúncios indesejados durante as interações com o Copilot. Até pedir ao assistente de IA dicas para jogos acaba por resultar em anúncios relacionados após as sugestões geradas pela IA.
Infelizmente, ainda não existe forma de desativar os anúncios publicitários no assistente IA da Microsoft.
A Microsoft continuou a introduzir mais publicidade não solicitada nas funcionalidades e aplicações do Windows 10/11. No entanto, a maioria destes anúncios está relacionada com outros serviços e produtos da Microsoft. Esta nova mania da IA oferece novas formas interessantes (e problemáticas) de aumentar as receitas de publicidade de Redmond através do ambiente de trabalho do Windows.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!