O Windows 11 Build 22598 já está disponÃvel para utilizadores nos canais Dev e Beta. Dito isto, temos muitas correções de bugs e algumas melhorias notáveis. No entanto, não podemos esperar grandes novidades. Tudo porque o foco está neste momento na preparação do Sun Valley 2 para os consumidores.
Windows 11 Build 22598 está disponÃvel com muitas novidades!
Não existem novidades ou grandes melhorias nesta versão. De acordo com as notas de lançamento, a Microsoft está a atualizar a ferramenta da barra de tarefas no Ãcone de volume para revelar quando as pessoas estão a usar a funcionalidade de som espacial.
Como referi acima esta atualização tem tudo a ver com correções de erros, pelo que existem correções relacionadas com a barra de tarefas. Por exemplo, a empresa corrigiu um problema com as pré-visualizações na barra de tarefas.
A empresa também fez correções em eventos relacionados com o movimento do rato. Foi também resolvida uma situação em que os Ãcones das aplicações na barra de sistema não funcionava como deve ser.
Entretanto e apesar da Microsoft ter mexido na barra de tarefas não fez ainda aquilo que todos esperam.
A barra de tarefas no Windows 11 é algo que não tem agradado muito aos utilizadores. Apesar de uns gostarem, outros preferiam a antiga. Sobretudo porque a podiam colocar noutros lados. No entanto, para azar de uns e sorte de outros, parece que ela não vai a lado nenhum. Seja como for a Microsoft está a empurrar este sistema operativo mas muitas coisas vão continuar como estão. Dito de outra forma a barra de tarefas do Windows 11 vai manter-se como está.
Windows 11: barra de tarefas vai manter-se como está!
De facto, na opinião de muitos utilizadores o maior problema do Windows 11 é a sua barra de tarefas. Foi reconstruÃda de raiz utilizando xAML e a Microsoft está ocupada a adicionar pequenas funcionalidades. Nelas está, por exemplo, uma melhor experiência para tablets ou PCs de ecrã táctil que executam o Windows 11. Ainda assim, há várias coisas em falta.
Neste momento, a barra de tarefas não suporta funcionalidades básicas. Ou seja, nem a utilização à direita, arrastar e largar, a capacidade de alterar a localização e muito mais. Enquanto a funcionalidade de arrastar e largar está definida para regressar com a versão 22H2 do Windows 11, a Microsoft confirmou que não irá adicionar uma opção para mover a localização da barra de tarefas para o lado superior, esquerdo ou direito.
Apesar de ser uma das funcionalidades mais pedidas, não está na lista de prioridades da empresa. Para quem não sabe, a barra de tarefas do Windows 11 encontra-se bloqueada na parte inferior e não é possÃvel alterar a sua localização para os lados superiores ou outros do ecrã.
Num webcast recente, a equipa de desenvolvimento do Windows 11 confirmou que não irá adicionar uma funcionalidade para alterar a localização da barra de tarefas, uma vez que o design atual ou o fluxo de animação do menu Iniciar e do SISTEMA ainda não estão totalmente prontos. Assim caso isto fosse ativado podia levar a muitos outros problemas.
É claro que a capacidade de alterar a localização da barra de tarefas irá chegar às versões preview do Windows 11 em algum momento no futuro, mas não na versão 22H2 ou tão cedo.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!