O Windows 11 Build 22000.100 já está a chegar a todos os utilizadores que escolheram o canal Dev do programa Windows Insiders. Na prática é a quarta versão do Windows 11 preview e vem com algumas melhorias. No entanto, não resolve tudo. Seja como for verá nas atualizações o Cumulative Update for Windows 11 (10.0.22000.100) (KB5004300). Para além disso surge também um novo update pra o Windows Defender que está a ser recebido no Windows 10. Vamos olhar para tudo o que muda.
Windows 11 Build 22000.100: estas são as melhorias
O Windows 11 KB5004300 vem com muitas melhorias na barra de tarefas. Uma delas é a forma como aparecem os ícones de sistema quando se carrega na seta que está na barra de tarefas. Até aqui ainda não tínhamos direito a uma interface muito moderna. Pelo menos com os cantos mais arredondados que agora a Microsoft tanto gosta. Com este update passamos a ter e o módulo com os ícones já não aparece preso à barra.
Para além desta melhoria, a Microsoft atualizou também o ícone do teclado touch na barra de tarefas para ir de encontro ao tamanho dos outros ícones. Já o calendário também sofreu algumas melhorias.
E temos também algumas novidades
Para além disso a nova versão chega com um novo design no sistema de alertas para as aplicações que estão na barra de tarefas. Assim se alguma das apps necessitar da nossa atenção ela começa a piscar. Visualmente é muito mais perceptível. No entanto este piscar ocorre de forma muito subtil. Depois acaba por parar e por baixo surge uma pequena barra vermelha.
A loja da Microsoft também teve direito a novidades na navegação. Agora o deslizar pela app parece mais rápido e temos novas animações quando abrimos uma app ou um filme.
Para além de tudo o que referi a Microsoft resolveu também um problema em que o explorer.exe deixava de funcionar quando dávamos um clique na data e hora. Foi também ultrapassada uma situação em que o computador não conseguia retornar do estado de hibernação. Para além disso já pode dar um clique na barra de tarefas para fechar o menu Iniciar ou a pesquisa. Isto estava em falta nas builds originais.
Outra das grandes novidades é a integração do Teams na barra de tarefas do Windows 11. Deste modo é possível iniciar-se uma conversa logo a partir da barra de tarefas. Tudo ocorre num estilo muito semelhante ao que se verificava com o MSN Messenger. Só não temos o Nudge para abanar as janelas dos nossos amigos.
Instalar a nova atualização é bastante simples. Basta ir à pesquisa escrever Check for update e depois dar um clique em Open. Nesse momento será verificada a existência de atualizações. Depois serão instaladas
Há problemas descobertos nesta nova versão?
Não foram descobertos novos problemas mas há coisas que a Microsoft sabe que ainda não funcionam tão bem. Por vezes a barra de tarefas pode tremer e a app de definições deixar de funcionar. Entretanto o Windows pode mostrar, por vezes, o item errado quando dá um clique num ícone. Por outro lado o painel de pesquisa pode não abrir ou aparecer a prato.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!